Quanto imobiliária cobra para alugar

Quanto a imobiliária cobra para alugar um imóvel?

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De forma geral, uma imobiliária é responsável por intermediar e dar o suporte necessário para o cliente nos processos de compra, venda e locação. Mas você já se perguntou como funciona, de fato, uma imobiliária?

Com o mercado imobiliário em alta, ainda mais o de locação, é muito importante entender como funciona uma imobiliária e qual papel ela desempenha.

De acordo com o Creci, hoje no Brasil temos cerca de 46 mil imobiliárias credenciadas. Logo, o número de imóveis disponíveis nesse mercado é gigantesco, seja para venda ou locação.

Em contrapartida, todo proprietário que conta com o amparo de uma imobiliária sabe que uma fatia de seus rendimentos fica com ela. Essa fatia é chamada de taxa de administração, e há também a taxa de intermediação. Neste artigo, vamos falar sobre tudo que você precisa saber sobre o assunto!

Como funciona uma imobiliária tradicional?

A imobiliária tradicional é conhecida por ser burocrática nos trâmites de locação e venda de imóvel. Grande parte dessa “fama” é porque ela é a responsável por intermediar as negociações entre o futuro inquilino/comprador e proprietário.

Além de garantir todos os direitos dos envolvidos na negociação, ela precisa atender a todas as exigências da Lei do Inquilinato, Lei nº8.245. A imobiliária fica incumbida de elaborar o contrato com todas as especificações legais. 

A negociação intermediada por uma imobiliária costuma ser segura para os inquilinos, locadores e proprietários. Afinal, essas empresas costumam contar com uma estrutura robusta, desde assessores jurídicos a prestadores de serviços especializados no assunto. 

Agora vamos falar sobre as principais vantagens e qual é a importância da imobiliária. Confira!

• Divulgação

Após o proprietário disponibilizar seu imóvel, a imobiliária fica responsável pela divulgação, realizada através de portais, sites, aplicativos e redes sociais, além da placa no imóvel indicando a disponibilidade e informações para contato. 

• Atendimento 

O atendimento é o diferencial. Ser atendido por profissionais especializados que acompanham todo o processo garante mais tranquilidade e segurança. Tais profissionais ficam disponíveis para tirar dúvidas, acompanhar visitas e cuidar de todas as manutenções necessárias.

• Análise para cadastro

Essa etapa costuma ser a mais burocrática, porque é a hora de providenciar a lista imensa de documentos necessários para análise cadastral. Nessa etapa, inclusive, é a hora de definir qual será a garantia locatícia. 

• Vistoria do imóvel 

Após o cadastro ser finalizado e a garantia escolhida, é hora da vistoria. A vistoria é um relatório que detalha o estado do imóvel, tais como condições da estrutura e acabamentos. Ter um profissional experiente nessa etapa é muito importante. 

• Controle financeiro

A imobiliária fica responsável pelas cobranças, emissão de boletos e acompanhamento dos recebimentos, o que diminui bastante a taxa de inadimplência. 

• Consultoria durante toda a locação

No caso de locação, durante todo o período de vigência do contrato a imobiliária presta a assistência  necessária para esclarecer dúvidas e resolver problemas. 

• Renovação e rescisão do contrato

Da mesma maneira que a imobiliária é importante na hora de assinar o contrato, é importante no momento da sua rescisão ou renovação, garantindo que tudo esteja conforme a lei determina.  

Quanto a imobiliária cobra para alugar um imóvel?

Para poder oferecer todos os serviços descritos acima a imobiliária cobra uma parte do valor mensal do aluguel, chamada taxa de administração. Ela é cobrada a partir do segundo mês, e pode variar, em média, de 6% até 13% do valor do aluguel.  

O pagamento dessa taxa é fundamental para a relação entre proprietários e locatários, é uma ferramenta de segurança jurídica e financeira.

Não podemos esquecer da taxa de intermediação, que é o valor cobrado dos proprietários logo no início do contrato de locação. Em regra, a cobrança consiste no valor do primeiro aluguel.

Ao invés do valor ser transferido, a quantia fica com a imobiliária. Sendo a intermediadora da negociação, a imobiliária garante a sua saúde financeira por meio da cobrança e participação em diferentes taxas. 

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O Charlie é uma administradora de locação residencial que surgiu com o propósito de reimaginar a hospitalidade. Oferecendo estadias de curta, média ou longa duração, o Charlie conta com processos simplificados e prioriza a desburocratização e a flexibilização da locação.

Proporcionando uma relação ganha-ganha para toda a cadeia envolvida, o Charlie potencializa a venda dos imóveis das incorporadoras, garante a rentabilidade aos proprietários e entrega uma experiência diferenciada aos hóspedes e inquilinos.

Mas, afinal, por que afirmamos que o Charlie é a melhor plataforma de gestão de imóveis?

Porque o Charlie é uma startup especializada em gestão de imóveis que administra a locação residencial de maneira totalmente inovadora! Contando com metodologias de gestão exclusivas, nossa equipe está sempre focada em manter o ativo impecável e rentável, com o objetivo de maximizar a receita dos nossos clientes.

Trabalhamos com a modalidade de locação on demand e utilizamos recursos tecnológicos – como inteligência artificial e análise de dados – para otimizar a precificação das locações e assegurar uma alta taxa de ocupação. Assim, nosso método de gestão de imóveis garante ao investimento um rendimento maior do que a locação tradicional.

Para calcular a precificação do apartamento a ser alugado, o Charlie utiliza tecnologia de ponta: um sistema inteligente, com algoritmo próprio, que se ajusta conforme a oferta e a demanda, rentabilizando a locação e cobrando o valor certo, na hora certa. Assim, as diárias e mensalidades também levam em consideração a localização, a estrutura do prédio e o design dos imóveis.

Com uma equipe focada em manter o imóvel em perfeitas condições de rentabilização, o Charlie proporciona a maximização das receitas de cada cliente. Aos proprietários investidores, é disponibilizado um relatório que informa todos os detalhes das unidades, com resultados, informações de históricos e previsão de ocupação. E, para garantir a cobertura de todo o processo, o Charlie ainda realiza o anúncio dos apartamentos nas principais plataformas online.

Com o sistema all inclusive, o proprietário paga ao Charlie apenas o valor da taxa de administração, na qual estão incluídos todos os serviços prestados – como preparação da unidade (reformas, decoração e organização geral), manutenção periódica e gestão imobiliária.

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