locação

Entenda a diferença entre Short Stay ou Long Stay e os prós e contras

Start

Com o avanço da sociedade 5.0, a economia mundial vem passando por significativas transformações, impulsionadas, sobretudo, pela crescente virtualização dos modos de fazer negócios.

Principalmente nos últimos dois anos, quando a pandemia do coronavírus impôs novas formas produtivas e provocou mudanças culturais em escala global, experimentamos rupturas e inovações impensáveis em cenários pré-pandêmicos.

Os desafios enfrentados pelos mercados turístico e imobiliário, por exemplo, exigem estratégias de superação que atendam às demandas da atualidade, com soluções dinâmicas, eficientes e simplificadas, preferencialmente otimizadas pelo uso da tecnologia.

De acordo com o levantamento realizado pela STR em parceria com a AirDNA, o segmento de short-term rental apresentou índices de ocupação melhores do que os da hotelaria em tempos de pandemia. Seguindo as tendências identificadas nos Estados Unidos e na Europa, o mercado brasileiro também viu crescer a procura pela locação de imóveis residenciais que oferecem serviços hoteleiros.

Assim como o short stay, a locação na modalidade long stay também cresceu. Com as mudanças culturais em curso, aceleradas pela pandemia e ainda em plena ebulição, os novos jeitos de morar atraem aqueles que buscam flexibilidade contratual, conforto e praticidade.

Quer descobrir as principais diferenças entre short stay e long stay? Leia o artigo que preparamos para você e fique por dentro das vantagens de cada modalidade de locação!

Qual a diferença entre Short Stay e Long Stay?

A locação de imóveis on demand oferece processos menos burocráticos e mais ágeis, realizados online, com a praticidade de um clique. Entretanto, as modalidades short stay e long stay guardam particularidades e diferenças que vão além do tempo de duração do contrato de locação. Confira, a seguir, as principais características de cada modelo de estadia e entenda qual a melhor forma de aluguel para rentabilizar o seu imóvel.

Short Stay

Disponibilizado, sobretudo, por meio de aplicativos e sites especializados, o short stay é um modelo de locação por períodos de curta ou média duração. Com prazos que variam entre dias e semanas, os contratos de short stay são simplificados, realizados de forma totalmente online, e podem durar até 90 dias, proporcionando maior flexibilidade tanto aos proprietários quanto aos locatários.

No Charlie, o short stay é uma opção similar a uma estadia nos tradicionais meios de hospedagem. Entretanto, o grande diferencial da experiência é a combinação de elementos: o conforto, a privacidade e o aconchego de casa, mas com as facilidades e os serviços sob demanda de um hotel.

Justamente pela curta/média permanência, no short stay a estadia é calculada em diárias e os valores tendem a ser mais altos do que em aluguéis estabelecidos por contratos longos, o que resulta numa maior rentabilidade do investimento ao proprietário. 

Para os hóspedes, as vantagens saltam aos olhos: apartamentos localizados em bairros nobres e em proximidade a pontos estratégicos das cidades; unidades planejadas para oferecer conforto e funcionalidade, com design de alta qualidade e padrão hoteleiro; e serviços on demand, com atendimento personalizado e 24h de disponibilidade.

Long Stay

A complexidade de uma locação tradicional é, certamente, um dos fatores mais estressantes para proprietários e inquilinos. Extensa papelada, vistorias, fiadores, demora na entrega das chaves, risco de inadimplência, contratos engessados com multa no distrato e uma grande burocracia permeiam os trâmites da locação de imóveis.

Acompanhando uma tendência global de valorização de processos mais flexíveis, ágeis e desburocratizados, a locação on demand surgiu para atender às necessidades de um mercado em plena expansão. Com clientes cada vez mais exigentes e “cidadãos do mundo”, o ramo imobiliário abocanhou a oportunidade de se reinventar.

A modalidade long stay oferece a estabilidade de contratos com mais de três meses de duração, sem perder o propósito de facilitar as negociações. Sem a exigência de fiadores ou seguro-fiança, o Charlie garante a seus hóspedes o acesso descomplicado a uma estadia de alto padrão. E, para os proprietários, há total segurança de rentabilidade imobiliária, pois os inquilinos passam por uma análise prévia de crédito e realizam o pagamento mensal antecipadamente (sistema pré-pago).

A partir de 90 dias de estadia, a legislação brasileira exige a realização de um contrato de locação, mas sem a imposição de tempo mínimo de permanência. É justamente nesse detalhe que está um dos grandes diferenciais do long stay em relação à locação tradicional, cujos contratos costumam ter uma vigência mínima de 30 meses. No Charlie, o cliente tem o poder de escolha e decide o tempo que vai permanecer conosco.

Qual a opção é a mais rentável?

A melhor forma de aluguel para rentabilizar o seu imóvel é aquela que atende às suas necessidades e expectativas. Ambas as modalidades de locação on demand (short stay e long stay) oferecem vantagens competitivas, de acordo com as suas especificidades.

Conforme mencionado anteriormente, o short stay proporciona a cobrança de valores mais elevados, pois a estadia é computada em diárias, havendo maior retorno financeiro do que em contratos longos. Entretanto, com a locação de curto e médio prazos, a ocupação dos imóveis está mais sujeita aos efeitos da sazonalidade. Por outro lado, o long stay oferece mais estabilidade ao proprietário, ainda que os valores sejam orientados pelas médias do mercado.

O Charlie surgiu com o propósito de reimaginar a hospitalidade, mesclando as praticidades do hotel com o conforto de casa, oferecendo uma experiência de estadia e serviços sob demanda para curta, média e longa duração. Com o sistema all inclusive, o proprietário paga ao Charlie apenas o valor da taxa de administração dos imóveis, na qual estão incluídos todos os serviços prestados – que vão desde a preparação da unidade, como reformas e organização geral, manutenção até os trâmites da locação.

Para calcular a precificação do imóvel, o Charlie conta com tecnologia de ponta: um sistema inteligente, com algoritmo próprio, que se ajusta conforme oferta e demanda, rentabilizando o valor da locação e cobrando o valor certo, na hora certa. Assim, as diárias e mensalidades também levam em consideração a localização, a estrutura do prédio e o design dos apartamentos.

Com uma equipe focada em manter o ativo impecável e rentável, o Charlie busca maximizar a receita dos nossos clientes. Aos proprietários investidores, é disponibilizado um relatório que informa todos os detalhes das unidades, com resultados, informações de históricos e previsão de ocupação. E, para garantir a cobertura de todo o processo, o Charlie ainda realiza o anúncio dos imóveis nas principais plataformas de locação.

Proporcionando uma relação ganha-ganha para toda a cadeia envolvida – ou seja, incorporadoras, proprietários e hóspedes – o Charlie potencializa a venda de imóveis, garante a rentabilidade imobiliária e entrega uma experiência diferenciada de hospedagem.

Quer encontrar as melhores opções de investimento e rentabilizar o seu imóvel com segurança? Entre em contato conosco e saiba mais sobre o Charlie!