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Comportamento do consumidor: saiba tudo sobre a decisão de compra de um imóvel

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No mercado imobiliário, em que as transações envolvem altos valores financeiros e decisões importantes, é crucial compreender as necessidades e expectativas dos clientes para oferecer as melhores soluções e serviços.

É importante, portanto, estar ciente de que o comportamento do consumidor é influenciado por diversos fatores, como cultura, personalidade, renda, idade e estilo de vida. Por isso, as empresas imobiliárias devem acompanhar e investir em pesquisas de mercado para entender o perfil dos seus clientes e as tendências do setor.

Com base nesses dados, é possível desenvolver estratégias de marketing mais eficientes, oferecer produtos e serviços personalizados e adaptados às necessidades de cada consumidor e aumentar as chances de sucesso nas transações, tanto nas de locação quanto nas de compra e venda.

Recentemente, a Brain Inteligência Estratégica publicou os resultados da pesquisa “Hábitos e motivações: o que está por trás da decisão de compra de um imóvel”, desenvolvida no segundo semestre de 2022, com o objetivo de compreender o comportamento do consumidor imobiliário.

Agora, o Charlie apresenta para seus leitores um panorama sobre o mercado de compra e venda, trazendo os principais insights da referida pesquisa.

Boa leitura

Como está o mercado de compra e venda atualmente?

O ano de 2022 fechou com aumento de 6,16% no preço de venda de imóveis residenciais, registrando a maior alta desde 2014, conforme aponta o Índice FipeZap+.

O Índice FipeZap+ acompanha a variação do preço médio de apartamentos em 50 cidades brasileiras. Das 50 cidades que compõem o índice, 49 tiveram incremento nominal dos preços residenciais no ano passado. Apenas a cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul, teve queda de 1,02% nos preços.

Já em relação ao volume de imóveis vendidos, o Índice ABRAINC-FIPE registrou, de janeiro a setembro de 2022, alta de 12,9% em relação ao mesmo período de 2021. De acordo com a publicação, foram vendidas 122.738 unidades no período, sendo o maior número na série histórica.

As vendas foram alavancadas pelo segmento de imóveis de médio e alto padrão, que obteve um crescimento de 84,3%. Foram vendidos 35.193 imóveis de médio e alto padrão nos primeiros nove meses de 2022, representando 29,2% das vendas totais.

A pesquisa Raio-X FipeZAP+, realizada pelo DataZAP+ em janeiro de 2023, analisou o último trimestre de 2022 e identificou que, ao comprar um imóvel, 75% dos consumidores classificam os valores como “altos ou muito altos”. Ainda assim, 44% dos entrevistados manifestaram intenção de comprar imóveis nos próximos três meses.

Assim, 2022 se encerrou de forma extremamente positiva para o mercado imobiliário e a consolidação dos bons resultados é esperada para 2023.

Tudo o que você precisa saber sobre o comportamento do consumidor imobiliário

Entender o comportamento do consumidor é fundamental para identificar oportunidades de negócios e antecipar mudanças no setor estudado. Outro ganho proporcionado por esse conhecimento é a construção de relacionamentos duradouros com os clientes. Afinal, quando as empresas demonstram que entendem as necessidades e expectativas dos consumidores e oferecem soluções personalizadas, isso gera confiança e fidelidade.

No mercado imobiliário, o processo de compra e venda é, muitas vezes, pautado por emoções e envolve a tomada de decisões de grande importância para a vida das pessoas. Justamente por isso, entender o comportamento do consumidor é essencial para prestar um atendimento de qualidade, oferecer suporte e orientação aos clientes durante todo o processo e garantir a satisfação e a lealdade dos mesmos.

Em fevereiro de 2023, a Brain Inteligência Estratégica publicou os resultados da pesquisa “Hábitos e motivações: o que está por trás da decisão de compra de um imóvel”, realizada durante o segundo semestre de 2022, com mais de 1200 pessoas espalhadas pelas 5 regiões brasileiras.

Para te ajudar a entender o comportamento do consumidor imobiliário, apresentamos os principais resultados e insights proporcionados pela referida pesquisa.

Confira:

• 60% dos entrevistados estão em busca do primeiro imóvel;

• quando perguntados sobre os tipos de imóveis desejados, os consumidores apresentaram respostas múltiplas, nas quais 75% desejam imóveis residenciais, 17% querem um imóvel residencial para lazer ou 2ª moradia e 12% estão em busca de imóveis comerciais;

• 30% dos respondentes têm como principal motivação sair do aluguel;

• 10% querem comprar imóveis para investimento;

• apenas 8% dos entrevistados que ainda estão em processo de decisão de compra disseram estar com muitos conflitos internos;

• 71% dos que já estão com seus imóveis comprados manifestaram pouco ou nenhum conflito interno sobre a compra realizada;

• a Região Sul apresenta o maior percentual de procura por imóveis de lazer (28%);

• a Região Nordeste apresenta o maior percentual de procura por imóveis comerciais (17%);

• para 50% dos entrevistados do Sudeste, apartamento é o tipo de imóvel desejado;

• a Região Sudeste também é a que registra maior procura por imóveis em condomínios fechados (33%);

• a maior parte dos compradores que buscam imóveis para investimento está na Região Nordeste (15%);

• 81% dos respondentes das regiões Norte e Centro-Oeste relatam que suas casas são preparadas para dar maior conforto aos filhos;

• em todas as regiões, mais de 90% dos entrevistados afirmaram que o lugar que mais gostam de estar é na própria casa;

• apenas 25% de todos os respondentes pensam em contratar um decorador profissional após a compra;

• apenas 22% dos entrevistados julgam o fator beleza mais importante do que a praticidade na escolha de um imóvel.

Com os prognósticos favoráveis para o mercado imobiliário, a expectativa é que os próximos meses de 2023 se mantenham positivos para os proprietários. O Charlie acompanha esta tendência e oferece uma rentabilidade 47% maior aos imóveis sob nossa gestão, garantindo 90% de ocupação e 0% de preocupação para quem investe.

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