Até pouco tempo, a ideia de investir em imóveis era popularmente conhecida como “comprar e vender”. A ideia de comprar casas na esperança de vendê-las com lucro, porém, já está um tanto quanto ultrapassada.
A questão é que há muito mais investimento imobiliário do que vender e possuir casas. E, neste ponto, o setor imobiliário é um ótimo investimento, mesmo para quem está começando a construir um portfólio.
Um exemplo é uma matéria recente do site Valor que afirma que este ano é melhor para alugar do que vender imóvel, considerando os juros altos e a perspectiva de aumento de preços no próximo ano.
Investir em Imóveis é vantajoso?
Quando o assunto é investimento, as pessoas com um perfil mais conservador buscam por segurança e confiabilidade – ou seja, os imóveis sempre aparecem entre as opções disponíveis para quem quer ter rentabilidade, sem abrir mão da tranquilidade.
Mas a pergunta é: de fato, investir em Imóveis é vantajoso? E a resposta é: sim! Porém, é muito importante considerar alguns aspectos como, por exemplo, qual é o seu perfil de investidor e quais são os seus objetivos financeiros a longo, médio e curto prazos.
O retorno que o investimento em Imóveis traz costuma oferecer retornos maiores que outras opções de renda fixa, como a poupança. Outra vantagem é a segurança que esse investimento proporciona para si, como um bem adquirido muito importante na consolidação do patrimônio.
Quais os tipos de investimento?
Com o passar dos anos, o mercado de Imóveis se inovou e com isso surgiram várias modalidades de investimento, abrindo oportunidade para diversos investidores de idades e perfis variados.
Os investimentos imobiliários são realizados por meio da compra de um imóvel ou terreno, visando à alienação, renda com aluguel ou para moradia. Mas, além desse tipo de investimento direto, também existem as aplicações financeiras em fundos de investimentos imobiliários, ações, títulos ou os demais produtos do seu interesse.
Lembrando que a principal vantagem dessa modalidade de aplicação é a flexibilidade, que surge a partir dos diversos tipos de investimento imobiliários disponíveis no mercado, veja abaixo quais são elas:
- Imóveis para locação
- Compra e venda direta
- Fundos de investimento imobiliário
- Fundos de renda
- Títulos de Crédito Imobiliário
- Fundos recebíveis Imobiliários
Como funcionam esses investimentos?
Agora que já apresentamos as principais modalidades de investimento imobiliários, vamos saber um pouco mais sobre cada uma delas. Confira!
• Imóveis para locação
Sendo o pioneiro, a compra de imóvel para locação continua mantendo-se como um modelo de investimento que traz excelentes retornos financeiros.
• Compra e venda direta
O investidor pode adquirir um imóvel e optar pela venda futura, que ocorre quando o imóvel tem uma valorização, aumentando assim o seu preço. Essa estratégia é bastante utilizada em imóveis que ainda estão na planta, que, após a finalização das obras, sofrem uma alteração grande nos valores.
• Fundos de investimento imobiliário
Os fundos imobiliários funcionam da seguinte forma: um grupo de pessoas quer investir em imóveis, mas como elas não possuem capital para arcar sozinhas com a compra, juntam-se e investem no mercado.
Dessa forma, cada investidor torna-se cotista e recebe os rendimentos mensais que são proporcionais ao número de cotas que adquiriu. Ou seja, quanto maior é o valor investido, maior é o retorno.
• Fundos de renda
Fundos de renda são uma modalidade de investimento que capta recursos por meio da venda de cotas, e tais recursos são aplicados em uma carteira de ativos financeiros.
Tais valores acumulados são destinados para a construção de imóveis para locação ou mesmo para a compra. Ao atingir determinado valor, o montante é dividido entre os seus investidores.
• Títulos de créditos imobiliários
Nessa modalidade, os bancos emitem títulos de renda fixa para financiar operações como, por exemplo, empréstimos e financiamentos imobiliários. No ato do resgate do valor investido, o titular recebe o valor corrigido durante todo o período da aplicação.
Os principais títulos de crédito são: Letra de Crédito Imobiliário (LCI), Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI) e Letras Hipotecárias (LH).
• Fundos de recebíveis imobiliários
Os Fundos de Recebíveis imobiliários são ideais para quem tem um perfil mais moderado, porque é o investimento mais seguro do mercado. Afinal, as empresas que captam os recursos são também seguradoras dos valores.
Depois de o investimento ser feito, o investidor obtém o direito de receber um montante respectivo que vem da compra do imóvel.
Conheça o Charlie!
O Charlie é uma startup especializada na gestão de locação residencial, administrando os imóveis de maneira totalmente inovadora. Estamos sempre de olho nas demandas do mercado e com isso desenvolvemos uma proposta simples, mas muito eficiente: trazer tecnologia para a experiência dos proprietários e também para os locadores.
Quer saber qual a rentabilidade possível do seu imóvel? Nós calculamos para você! Confira a sua estimativa de receita aqui.