20 de Novembro

20 de novembro: tudo sobre o feriado em SP

Start

Um dos últimos feriados prolongados do ano se aproxima e a data guarda grande importância para a memória do povo brasileiro. Estamos falando de 20 de novembro, em que celebramos o Dia da Consciência Negra.

Caindo em plena segunda-feira, o feriadão contará com programação especial em São Paulo, garantindo um merecido descanso para aproveitar as atrações da cidade e homenagear o grande Zumbi dos Palmares.

Quer saber mais sobre o Dia da Consciência Negra e curtir o feriado em São Paulo? Vem com o Charlie!

20 de novembro: tudo sobre o Dia da Consciência Negra

No Brasil, o dia 20 de novembro é marcado por uma celebração especial que honra e resgata as raízes negras do povo brasileiro. Nesta data, comemoramos o Dia da Consciência Negra, um momento de reflexão e celebração que nos convida a reconhecer a importância da cultura afro-brasileira e a luta por liberdade e igualdade.

A data não foi escolhida ao acaso e tem grande significado: em 20 de novembro de 1695, morria Zumbi dos Palmares, o grande líder à frente do Quilombo dos Palmares, o maior da história do Brasil. Sua resistência e dedicação à liberdade dos escravizados se tornaram um símbolo incontestável da luta negra no país.

Em 2003, um marco importante foi estabelecido com a publicação da Lei Federal 10.639, que tornou obrigatório o ensino de história e de cultura afro-brasileira nas escolas. Essa medida visou à valorização da herança cultural e histórica do povo negro, incorporando o Dia da Consciência Negra ao calendário escolar. Em 2011, a data foi oficializada como o Dia de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra, pela Lei 12.519, sancionada pela então presidente Dilma Rousseff.

Apesar disso, o 20 de novembro não é considerado um feriado nacional. Em São Paulo, por exemplo, até este ano, a decisão de estabelecer um recesso era deixada a critério de cada município. Porém, a Lei Estadual n.º 17.746/2023 trouxe uma importante mudança, tornando o 20 de novembro feriado em todo o Estado de São Paulo.

A decisão representa um marco, pois a data é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e à influência das culturas africanas na nossa formação identitária. É um momento de celebrar, mas também de debater políticas e práticas antirracistas, bem como reforçar o compromisso com o respeito aos direitos da população negra e a urgência de um real combate às desigualdades raciais.

Conforme observado por Fabiana Schleumer, professora de História da África na Unifesp, a nova lei reconhece São Paulo como um território negro e destaca a necessidade de ampliar a discussão sobre o racismo e a importância de combatê-lo.

Saiba como aproveitar o feriado em São Paulo

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, São Paulo terá uma programação especial: com a Virada da Consciência, a cidade se enche de vida e cultura para além do feriadão. O evento, que se realizará de 13 a 20 de novembro, é uma iniciativa da Universidade Zumbi dos Palmares e se destaca como uma das maiores e mais importantes ações do país em prol da igualdade racial, chegando à sua sexta edição.

A Virada da Consciência é muito mais do que uma celebração; é um compromisso com a conscientização antirracista, o resgate e a valorização da identidade negra e um tributo ao legado de Zumbi dos Palmares. Este ano, o evento homenageará a jornalista Gloria Maria e contará com a participação de aproximadamente 100 parceiros. Além disso, uma adição especial à edição de 2023 é a colaboração da Liga das Escolas de Samba de São Paulo e da União das Escolas de Samba Paulistanas, que proporcionarão uma série de eventos relacionados ao samba, incluindo o aguardado 1Encontro de Baterias de Escolas de Samba.

Reunindo arte, cinema, dança, esporte, gastronomia, literatura, moda, música e teatro, a 6.ª Virada da Consciência será a maior edição já realizada pela Universidade Zumbi dos Palmares.

Ao todo, serão realizados cerca de 500 eventos em comemoração ao mês da Consciência Negra, promovendo a educação, o respeito mútuo, a valorização da cultura negra e o resgate do protagonismo negro. Aproveite o feriado de 20 de novembro para celebrar e aprender. Na página oficial do evento você encontra a programação completa!

O feriadão em São Paulo também é uma excelente oportunidade de visitar atrativos consagrados da cidade. Com opções para todos os gostos e orçamentos, São Paulo oferece uma rica variedade de atividades. A nossa dica é que você aproveite para relaxar no Parque Ibirapuera e desfrutar do contato com a natureza. Com lagos, trilhas, museus e espaços de lazer, o Ibira é a pedida perfeita!

Lá está também o Museu Afro-Brasil, que em seus 11 mil m² conserva mais de 8 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século 18 e os dias de hoje. O acervo abarca diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiros, abordando temas como a religião, o trabalho, a arte, a escravidão, entre outros ao registrar a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira.

Além das exposições, o Museu Afro Brasil realiza diversas atividades culturais e artísticas, destacando-se como uma instituição importante na promoção da diversidade cultural e na conscientização sobre a história afro-brasileira.

Não deixe para depois e venha passar o feriadão em São Paulo! Clique aqui e escolha o Charlie ideal para o seu descanso!