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3 tendências do mercado imobiliário para você acompanhar

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O ano de 2022 está sendo extremamente positivo para o mercado imobiliário, que se recupera com maestria dos efeitos gerados pela pandemia de covid-19. A boa performance registrada pelo setor no primeiro semestre não dá indícios de retirada e especialistas preveem um crescimento entre 4,5% e 5% ainda em 2022.

Nesse cenário otimista, segundo a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), os segmentos de médio e alto padrão demonstram crescimento expressivo, atraindo investidores, inquilinos e hóspedes que buscam conforto, privacidade, localização privilegiada e segurança.

E, para manter o desempenho, o mercado imobiliário está permanentemente em busca de soluções inovadoras, acompanhando tendências e criando produtos que atendam às demandas de um público cada vez mais detalhista e exigente. 

Quer conhecer três das principais tendências do mercado imobiliário? Acompanhe os tópicos a seguir e boa leitura!

 

Conheça as principais tendências do mercado imobiliário

Fruto de processos socioculturais, as tendências mapeadas revelam os principais comportamentos e desejos dos consumidores. E, assim como as demais áreas da economia, o mercado imobiliário compreende essas movimentações e se adapta às demandas do público.

Confira três das principais tendências identificadas no mercado imobiliário:

 

Casa + Coworking = Futuro do Trabalho

Com a pandemia, o espaço residencial foi ressignificado e se adaptou para acolher as novas funcionalidades exigidas. O home office tornou-se uma realidade para muitos colaboradores e, mais do que uma tendência pandêmica, especialistas indicam que novas práticas e modelos de trabalho serão mantidos: o trabalho híbrido dispara como um aceno ao futuro. Portanto, há uma demanda crescente por apartamentos que ofereçam infraestrutura completa para atividades profissionais. Assim, não apenas o mobiliário, mas todo o conceito do imóvel precisa ser pensado para se adaptar às necessidades de um cotidiano multitarefas. Para acompanhar a nova realidade, é preciso otimizar e integrar espaços, com a criação de projetos que permitam um uso dinâmico dos ambientes, ampliando as possibilidades de aproveitamento de cada área. Investir em iluminação, boa estrutura elétrica, isolamento acústico e privacidade também é fundamental para que as incorporadoras entreguem ambientes funcionais e cuidadosamente planejados para o conforto e o bem-estar dos moradores. Cabe mencionar que condomínios que oferecem espaços de coworking se destacam no mercado imobiliário.

 

Melhora na qualidade dos empreendimentos e localização

A centralização de serviços nos espaços condominiais é uma tendência crescente. Uma vez que as residências se tornaram multifuncionais, é natural que sejam priorizados imóveis que ofereçam infraestrutura completa, contribuindo para um cotidiano mais confortável e otimizado. A oferta de serviços personalizados e espaços de coworking, quadra de esportes, áreas gourmet, fitness, verde e de lazer são fortes demandas dos consumidores. O mercado imobiliário de médio e alto padrão também aposta no conceito de experiência, agregando valor aos imóveis projetados. Com a priorização do bem-estar e da qualidade de vida, outro ponto que se destaca é a grande demanda pela localização em bairros seguros, com boas opções de transporte e acesso facilitado a pontos estratégicos da cidade.

 

Digitalização dos serviços imobiliários 

Outra tendência impulsionada pelas transformações provocadas pela pandemia do coronavírus é a crescente digitalização do mercado imobiliário. Prezar pela qualidade dos anúncios online, com informações detalhadas, imagens profissionais e, até mesmo, a oferta de tour virtual são elementos significativos para se destacar entre a concorrência. E as exigências vão além! Elementos como a utilização de tecnologia de ponta para oferecer plataformas responsivas; forte presença nas redes sociais para se conectar com o público; e inteligência artificial capaz de oferecer um atendimento virtual personalizado e realmente eficiente se tornaram indispensáveis.

 

Como o Charlie acompanha e incorpora as tendências de mercado?

O Charlie é uma startup especializada em rentabilidade imobiliária que realiza a gestão de locação residencial de forma totalmente tecnológica. Nosso negócio surgiu com o propósito de reimaginar a hospitalidade, proporcionando experiências memoráveis aos nossos clientes. Com estadias de curta, média ou longa duração, o Charlie oferece apartamentos com locação flexível e serviços de alto padrão.

Ainda que o Charlie tenha sido criado há pouco mais de dois anos, os fundadores acumulam uma bagagem profissional extensa, com mais de uma década inovando nos mercados de locação, hotelaria e tecnologia.

A experiência de nossos fundadores permitiu a identificação de alguns fatores relevantes acontecendo no mercado imobiliário: inquilinos e hóspedes buscando novas soluções e apostando em novos formatos de locação; aumento na oferta de apartamentos compactos nas grandes cidades e a consequente atração de investidores; e, ao mesmo tempo, o investidor apresentando uma demanda significativa por serviços de gestão profissional para a locação do ativo.

A partir desse conhecimento, o Charlie surgiu como uma proptech com propostas inovadoras para o mercado imobiliário, atuando como administradora de locação residencial e oferecendo novos formatos de moradia e hospedagem com contratos flexíveis, serviços personalizados, design e tecnologia.

Com a expertise de nossos colaboradores, temos o background necessário para implementar estratégias para a detecção e o acompanhamento das mudanças que ocorrem permanentemente na sociedade e, assim, mapear novos comportamentos e tendências entre os consumidores.

Se você quer manter o seu ativo impecável e garantir a rentabilidade em qualquer cenário do mercado imobiliário, entre em contato conosco e conheça os serviços do Charlie!