Hoje, na capital, é possível encontrar mais de 60 tipos de culinárias de diversas nacionalidades e regionalidades. Aqui, você encontra desde a gastronomia típica do Nordeste, até o famoso churrasco gaúcho.
Sem contar que, através do paladar, podemos conhecer um pouco de diversos outros países, como o Japão, França, Itália, Alemanha, entre muitos outros. O ranking anual da World’s Best Cities foi bem categórico ao descrever a cidade:
“Com a maior população de descendentes de italianos fora da Itália, a maior comunidade de descendentes japoneses fora do Japão e uma grande comunidade do Oriente Médio, a presença de delícias culinárias é uma consequência inevitável”.
Muitos dos ingredientes mais populares da culinária paulista, como por exemplo, o arroz, a laranja e a berinjela, foram trazidos na bagagem dos colonizadores espanhóis e portugueses.
Já as deliciosas massas e pizzas vieram da Itália e hoje são especialidades na mesa dos paulistanos. Por conta das várias influências, São Paulo é uma das cidades que são consideradas capitais da gastronomia no mundo inteiro.
Reunindo diferentes hábitos, culturas, religiões e tradições, a cidade é exemplo de hospitalidade. Em meio a essa pluralidade, descobrir a gastronomia paulistana é a forma mais instigante de conhecer mais a fundo a maior cidade da América Latina.
São Paulo é eleita o 3° melhor destino gastronômico do mundo
Já foi dito aqui como o tradicional ranking World ‘s Best Cities descreveu a cidade de São Paulo, mas ainda não te contamos a melhor parte: dentre os 100 melhores destinos que são citados, a maior metrópole da América Latina ficou classificada em 3.º lugar.
A medalha de bronze ficou à frente das maiores metrópoles do mundo, como Nova York e Londres, ficando atrás apenas das cidades de Tóquio, no Japão, e Seul, na Coreia do Sul.
O setor gastronômico de São Paulo é tão multinacional quanto a sua população diversificada – e isso foi o que levou a cidade a se destacar no ranking. A alta presença de descendentes e imigrantes dos quatro cantos do mundo compõe um cenário riquíssimo, oferecendo opções culinárias diversas e de muita qualidade.
Padarias, botecos e restaurantes em São Paulo: um guia para comer bem
Em São Paulo há tantas opções para comer que a gente até fica perdido! Além de tudo, há comida para todos os gostos e bolsos. Pensando nisso, preparamos um guia completo para te ajudar. Confira!
No café da manhã, a terra da garoa é conhecida pelo pingado com pão na chapa. Bom, não podemos negar que é delicioso, mas a cada dia que passa, a cidade ganha padarias artesanais que estão caindo no gosto dos paulistanos, conheça algumas delas:
- Zestzing | Alameda Tietê, 496 – Jardim Paulista
Cláudia Rezende é a fundadora da padaria, onde a proposta é elaborar pães como antigamente, ou seja, com fermentações longas, que garantem muito mais sabor e aroma aos preparos.
- Pindó | Rua Oliveira Alves, 465 – Ipiranga
A padaria oferece um ambiente pequeno, mas muito aconchegante, com um cardápio rotativo – todos os dias há novidades, que vão do pão básico a deliciosas focaccias, isso sem contar os doces e bolos. A inspiração do cardápio é brasileira e não há uso de transgênicos e conservantes em nenhuma dessas delicias.
- Dr. Levain | Rua Leais Paulistanos, 584 – Ipiranga
A padaria também oferece um cardápio rotativo e com muitas opções. Lá você encontra muitos pães recheados, babkas, pães doces e diversas outras gostosuras. Nossa dica é que você chegue cedo para pegar a casa cheia de produtos fresquinhos.
- Padoca do Maní | Rua Joaquim Antunes, 138 – Pinheiros
A Padoca faz parte da filosofia Maní-Manioca, onde todos os produtos são orgânicos e tipicamente brasileiros. O cardápio oferece opções das mais simples às mais completas, do pão na chapa ao combinado Café Padoca, é uma experiência que vale a pena.
- St. Chico | Rua Fernão Dias, 461 – Pinheiros
A St. Chico reúne uma legião de fãs, que são fascinados pelo levain da padeira Helena Mil-Homens, feito com centeio, água e mel. O pão francês da casa é um dos melhores da cidade, crocante e na medida certa.
Café da manhã garantido, agora é hora de elencar os melhores botecos da cidade de São Paulo. Ah, aqui vai uma dica: o que todos têm em comum é que são superacolhedores, servem os melhores petiscos, sem contar aquela cervejinha bem gelada.
- Bar do Jão | Rua Antônio Lobo, 33 – Penha de França
Desde 1994, o Bar do Jão já foi considerado o Melhor Boteco de São Paulo, no Festival Comida Di Buteco (2017 e 2018). O bar oferece um ambiente aconchegante, e no cardápio tem diversas opções de petiscos – sem contar a deliciosa feijoada servida às quartas e sábados.
- Bar Valadares | Rua Faustolo, 463 – Água Branca
Comandado pelo sr. Luis Adelino Netto, desde 1962 o bar é conhecido pela maneira gentil e acolhedora que recebe seus clientes. Mesmo simples, é muito confortável, oferece mesas na calçada e bancos ao redor do balcão. O Bar Valadares já foi eleito o Melhor Boteco de São Paulo, pela revista Veja.
- Bar do Luiz Fernandes | Rua Augusto Tolle, 610 – Mandaqui
Dona Idalina inaugurou o bar em 1970 na zona Norte de São Paulo, contando com a ajuda de Seu Luiz, responsável pelo bar, preparando com muito cuidado todos os drinks. Por sua vez, Dona Idalina é responsável pelos petiscos. A casa oferece mais de 40 tira-gostos expostos no balcão.
- BarBirô | Rua Vergueiro, 2040 – Vila Mariana
Localizado ao lado do metrô Paraíso, o BarBirô é a escolha certa para quem busca um bom happy hour. O ambiente é superdescontraído e tem música ao vivo, com grande influência mineira, no cardápio pode ser encontrado mais de 150 marcas de cachaça.
- Esquina do Fuad | Rua Martim Francisco, 244 – Santa Cecília
A Esquina do Fuad fica na ponta das Ruas Martim Francisco e Imaculada Conceição, tornando o ponto um dos mais concorridos de bar-boteco-restaurante da cidade. O cardápio é rico em drinks e petiscos, a picanha saralho ganha destaque.
Por último – mas de maneira alguma menos importante, – nosso guia trouxe os melhores restaurantes da cidade de São Paulo. Sabemos que são inúmeras opções, mas essas são imperdíveis!
- A Casa do Porco | Rua Araújo, 124 – República
Os badaladíssimos chefs Janaína e Jefferson Rueda fizeram com que A Casa do Porco se tornasse o 7.º melhor restaurante do mundo. Com criações inusitadas e releituras de tirar o fôlego, a carne de porco é a protagonista dessa experiência.
- D.O.M | Rua Barão de Capanema, 549 – Jardim Paulista
Ao comando de Alex Atala e execução impecável de Geovane Carneiro, o restaurante oferece uma degustação apresentada em 13 etapas, somados ao ambiente acolhedor, qualidade da cozinha e atendimento impecável, faz valer o valor cobrado pela experiência.
- Maní – Rua Joaquim Antunes, 210 – Jardim Paulistano
A chef gaúcha e jurada do programa MasterChef, Helena Rizzo, é a responsável pelo restaurante que serve comida brasileira autoral, contemporânea, orgânica e maravilhosa.
- Picchi | Rua Oscar Freire, 233 – Jardim Paulista
O estrelado chef Paolo Picchi comanda a cozinha do restaurante, onde os pratos são contemporâneos e com inspiração na culinária italiana, conta com pratos tradicionais e também autorais.
- Famiglia Mancini
Eleito o melhor restaurante de comida italiana, foi inaugurado em 1980 e a partir de então se tornou marco da cidade de São Paulo. Da culinária impecável à decoração requintada, lá você sente como se realmente estivesse na Itália.
Com esse guia em mãos ficou muito mais fácil aproveitar o que a cidade de São Paulo tem de melhor para oferecer, não é mesmo? Pensando no que há de melhor, por que não dar uma espiada nas opções de hospedagem do Charlie?
Se você não sabe onde se hospedar, o Charlie é a opção perfeita – é flexível, moderno e, assim como São Paulo, quer oferecer a melhor hospitalidade do Brasil. Estamos localizados nas melhores regiões da cidade. Entre em contato conosco e conheça as nossas unidades.