restaurantes em são paulo

Padarias, botecos e restaurantes em São Paulo fazem da capital o 3º melhor destino gastronômico do mundo

Start

Hoje, na capital, é possível encontrar mais de 60 tipos de culinárias de diversas nacionalidades e regionalidades. Aqui, você encontra desde a gastronomia típica do Nordeste, até o famoso churrasco gaúcho.

Sem contar que, através do paladar, podemos conhecer um pouco de diversos outros países, como o Japão, França, Itália, Alemanha, entre muitos outros. O ranking anual da World’s Best Cities foi bem categórico ao descrever a cidade:

“Com a maior população de descendentes de italianos fora da Itália, a maior comunidade de descendentes japoneses fora do Japão e uma grande comunidade do Oriente Médio, a presença de delícias culinárias é uma consequência inevitável”.

Muitos dos ingredientes mais populares da culinária paulista, como por exemplo, o arroz, a laranja e a berinjela, foram trazidos na bagagem dos colonizadores espanhóis e portugueses. 

Já as deliciosas massas e pizzas vieram da Itália e hoje são especialidades na mesa dos paulistanos. Por conta das várias influências, São Paulo é uma das cidades que são consideradas capitais da gastronomia no mundo inteiro. 

Reunindo diferentes hábitos, culturas, religiões e tradições, a cidade é exemplo de hospitalidade. Em meio a essa pluralidade, descobrir a gastronomia paulistana é a forma mais instigante de conhecer mais a fundo a maior cidade da América Latina. 

São Paulo é eleita o 3° melhor destino gastronômico do mundo

Já foi dito aqui como o tradicional ranking  World ‘s Best Cities descreveu a cidade de São Paulo, mas ainda não te contamos a melhor parte: dentre os 100 melhores destinos que são citados, a maior metrópole da América Latina ficou classificada em 3.º lugar.

A medalha de bronze ficou à frente das maiores metrópoles do mundo, como Nova York e Londres, ficando atrás apenas das cidades de Tóquio, no Japão, e Seul, na Coreia do Sul.

O setor gastronômico de São Paulo é tão multinacional quanto a sua população diversificada e isso foi o que levou a cidade a se destacar no ranking. A alta presença de descendentes e imigrantes dos quatro cantos do mundo compõe um cenário riquíssimo, oferecendo opções culinárias diversas e de muita qualidade. 

Padarias, botecos e restaurantes em São Paulo: um guia para comer bem

Em São Paulo há tantas opções  para comer que a gente até fica perdido! Além de tudo, há comida para todos os gostos e bolsos. Pensando nisso, preparamos um guia completo para te ajudar. Confira!

No café da manhã, a terra da garoa é conhecida pelo pingado com pão na chapa. Bom, não podemos negar que é delicioso, mas a cada dia que passa, a cidade ganha padarias artesanais que estão caindo no gosto dos paulistanos, conheça algumas delas:

  • Zestzing | Alameda Tietê, 496 Jardim Paulista 

Cláudia Rezende é a fundadora da padaria, onde a proposta é elaborar pães como antigamente, ou seja, com fermentações longas, que garantem muito mais sabor e aroma aos preparos.

  • Pindó | Rua Oliveira Alves, 465 Ipiranga

A padaria oferece um ambiente pequeno, mas muito aconchegante, com um cardápio rotativo todos os dias há novidades, que vão do pão básico a deliciosas focaccias, isso sem contar os doces e bolos. A inspiração do cardápio é brasileira e não há uso de transgênicos e conservantes em nenhuma dessas delicias. 

  • Dr. Levain | Rua Leais Paulistanos, 584 Ipiranga

A padaria também oferece um cardápio rotativo e com muitas opções. Lá você encontra muitos pães recheados, babkas, pães doces e diversas outras gostosuras. Nossa dica é que você chegue cedo para pegar a casa cheia de produtos fresquinhos.

  • Padoca do Maní | Rua Joaquim Antunes, 138 Pinheiros

A Padoca faz parte da filosofia Maní-Manioca, onde todos os produtos são orgânicos e tipicamente brasileiros. O cardápio oferece opções das mais simples às mais completas, do pão na chapa ao combinado Café Padoca, é uma experiência que vale a pena. 

  • St. Chico | Rua Fernão Dias, 461 Pinheiros

A St. Chico reúne uma legião de fãs, que são fascinados pelo levain da padeira Helena Mil-Homens, feito com centeio, água e mel. O pão francês da casa é um dos melhores da cidade, crocante e na medida certa.

Café da manhã garantido, agora é hora de elencar os melhores botecos da cidade de São Paulo. Ah, aqui vai uma dica: o que todos têm em comum é que são superacolhedores, servem os melhores petiscos, sem contar aquela cervejinha bem gelada. 

  • Bar do Jão | Rua Antônio Lobo, 33 Penha de França

 Desde 1994, o Bar do Jão já foi considerado o Melhor Boteco de São Paulo, no Festival Comida Di Buteco (2017 e 2018). O bar oferece um ambiente aconchegante, e no cardápio tem diversas opções de petiscos sem contar a deliciosa feijoada servida às quartas e sábados. 

  • Bar Valadares | Rua Faustolo, 463 Água Branca

Comandado pelo sr. Luis Adelino Netto, desde 1962 o bar é conhecido pela maneira gentil e acolhedora que recebe seus clientes. Mesmo simples, é muito confortável, oferece mesas na calçada e bancos ao redor do balcão. O Bar Valadares já foi eleito o Melhor Boteco de São Paulo, pela revista Veja.

  •  Bar do Luiz Fernandes | Rua Augusto Tolle, 610 Mandaqui

 Dona Idalina inaugurou o bar em 1970 na zona Norte de São Paulo, contando com a ajuda de Seu Luiz, responsável pelo bar, preparando com muito cuidado todos os drinks. Por sua vez, Dona Idalina é responsável pelos petiscos. A casa oferece mais de 40 tira-gostos expostos no balcão.

  • BarBirô | Rua Vergueiro, 2040 Vila Mariana

Localizado ao lado do metrô Paraíso, o BarBirô é a escolha certa para quem busca um bom happy hour. O ambiente é superdescontraído e tem música ao vivo, com grande influência mineira, no cardápio pode ser encontrado mais de 150 marcas de cachaça.

  • Esquina do Fuad | Rua Martim Francisco, 244 Santa Cecília

A Esquina do Fuad fica na ponta das Ruas Martim Francisco e Imaculada Conceição, tornando o ponto um dos mais concorridos de bar-boteco-restaurante da cidade. O cardápio é rico em drinks e petiscos, a picanha saralho ganha destaque. 

Por último mas de maneira alguma menos importante, nosso guia trouxe os melhores restaurantes da cidade de São Paulo. Sabemos que são inúmeras opções, mas essas são imperdíveis!

  •  A Casa do Porco | Rua Araújo, 124  República

Os badaladíssimos chefs Janaína e Jefferson Rueda fizeram com que A Casa do Porco se tornasse o 7 melhor restaurante do mundo. Com criações inusitadas e releituras de tirar o fôlego, a carne de porco é a protagonista dessa experiência. 

  •     D.O.M | Rua Barão de Capanema, 549 Jardim Paulista

Ao comando de Alex Atala e execução impecável de Geovane Carneiro, o restaurante oferece uma degustação apresentada em 13 etapas, somados ao ambiente acolhedor, qualidade da cozinha e atendimento impecável, faz valer o valor cobrado pela experiência. 

  • Ma Rua Joaquim Antunes, 210 Jardim Paulistano

A chef gaúcha e jurada do programa MasterChef, Helena Rizzo, é a responsável pelo restaurante que serve comida brasileira autoral, contemporânea, orgânica e maravilhosa. 

  • Picchi | Rua Oscar Freire, 233 Jardim Paulista

O estrelado chef Paolo Picchi comanda a cozinha do restaurante, onde os pratos são contemporâneos e com inspiração na culinária italiana, conta com pratos tradicionais e também autorais. 

  • Famiglia Mancini

Eleito o melhor restaurante de comida italiana, foi inaugurado em 1980 e a partir de então se tornou marco da cidade de São Paulo. Da culinária impecável à decoração requintada, lá você sente como se realmente estivesse na Itália. 

Com esse guia em mãos ficou muito mais fácil aproveitar o que a cidade de São Paulo tem de melhor para oferecer, não é mesmo? Pensando no que há de melhor, por que não dar uma espiada nas opções de hospedagem do Charlie?

Se você não sabe onde se hospedar, o Charlie é a opção perfeita   é flexível, moderno e, assim como São Paulo, quer oferecer a melhor hospitalidade do Brasil. Estamos localizados nas melhores regiões da cidade. Entre em contato conosco e conheça as nossas unidades.