Conheça os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro para incluir no seu roteiro

Veja os melhores pontos turísticos do Rio de Janeiro: praias, cultura, trilhas e experiências incríveis para todos os estilos de viagem.


Entre os pontos turísticos do Rio de Janeiro, você vai encontrar atrações com destaque mundial. Como a Praia de Ipanema, que está entre as 15 melhores do mundo, e o Real Gabinete de Leitura Português, que figura na lista de bibliotecas mais majestosas do planeta

A capital carioca é um dos destinos turísticos mais famosos do Brasil, ela é conhecida devido à sua beleza natural, com belas praias e muitas áreas verdes, além de também ter importantes construções históricas que contam a trajetória do país. Se você quer explorar a cidade maravilhosa, vale a pena conhecer os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro.

Nesse destino você vai encontrar atrações para todos os gostos, desde passeios culturais até opções para quem quer aproveitar o agito da cidade. Sendo assim, continue a leitura para saber quais os 20 pontos turísticos mais imperdíveis dessa cidade.

1. Pão de Açúcar

O Pão de Açúcar é um dos principais cartões postais da cidade maravilhosa. Ele fica a 396 metros do nível do mar e é acessado por meio do bondinho, que na verdade é um teleférico. 

O passeio de bondinho já rende uma experiência incrível, especialmente se você subir durante o pôr do sol. Já no alto desse morro, você poderá desfrutar de uma vista privilegiada da baía de Guanabara e das praias cariocas, e tirar belas fotos com esse cenário de fundo. 

2. Praia de Ipanema

Além de ser um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, a Praia de Ipanema ficou em 13º lugar entre as 25 melhores praias do mundo no ranking do TripAdvisor. Com cerca de 3 km de extensão, essa praia com areia dourada e mar azul cristalino é também uma das preferidas dos cariocas e dos turistas que visitam a cidade.

Localizada na zona Sul do município, a Praia de Ipanema é dividida em três postos: 8, 9 e 10. Todos eles contam com uma ótima infraestrutura para receber os visitantes. Contudo, o 9 é certamente o mais agitado da praia, sendo ideal para quem gosta de movimento e quer conhecer pessoas na cidade.

Que tal se hospedar em Ipanema? Conheça Charlie Bossa Ipanema!

imagem da praia de ipanema

3. Praia do Arpoador

Próxima à praia de Ipanema está a Praia do Arpoador, um dos locais mais bonitos da capital carioca. Essa praia é conhecida por ter ondas grandes, que atraem os surfistas, e também por abrigar a pedra do Arpoador, um dos lugares mais disputados da cidade para apreciar o pôr do sol.

4. Museu do Amanhã

O Museu do Amanhã foi fundado em 2015 como parte de um projeto de revitalização da zona portuária da cidade. Com uma arquitetura moderna e sustentável, essa estrutura se destaca em meio a paisagem e chama a atenção de todos que passam pela região.

Esse museu conta com exposições interativas sobre arte, ciências e tecnologia e também oferece visitas mediadas, que precisam ser agendadas previamente.

5. Jardim Botânico

Entre os lugares para visitar no Rio de Janeiro está o Jardim Botânico, fundado em 1808 pelo então príncipe regente de Portugal, D. João, criado para funcionar como um jardim de aclimatação de espécies de diferentes partes do mundo.

Hoje, a área é considerada um exemplo de reserva da biosfera da Mata Atlântica pela Unesco. O jardim tem cerca de 3.400 espécies de plantas e é visto como um dos centros de pesquisa de botânica mais importantes do mundo. 

Que tal se hospedar próximo ao Jardim Botânico? Conheça o Charlie Flora Jardim Botânico!

6. Theatro Municipal

O Theatro Municipal é um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro. O local foi inaugurado em 1909 e já recebeu importantes artistas brasileiros e estrangeiros. Atualmente, essa é a única instituição cultural do Brasil a manter simultaneamente uma orquestra sinfônica, um coro e uma companhia de ballet.

A arquitetura do edifício é uma verdadeira obra de arte. Seguindo o estilo Art Nouveau, a estrutura grandiosa conta com vários detalhes ornamentais, tanto na parte externa quanto na interna, com destaque para a estátua de águia de 350 kg instalada no topo da construção. 

imagem do teatro

7. Mosteiro de São Bento

Mesmo quem não é católico pode gostar de conhecer o Mosteiro de São Bento, fundado em 1590. A igreja localizada nesse espaço é ricamente adornada com detalhes dourados esculpidos nas paredes, muitas estátuas e afrescos na parte do teto que fica logo acima do altar.

Leia também: Vai visitar o Rio? Veja o que fazer no Rio de Janeiro em diferentes estilos de viagem

8. Biblioteca Nacional

De acordo com a Unesco, a Biblioteca Nacional do Brasil está entre as 10 maiores do mundo e é a maior da América Latina. A instituição foi oficialmente fundada em 1810, inicialmente, seu acervo era composto por cerca de 60 mil peças trazidas pela corte portuguesa em 1808.

9. Museu Nacional de Belas Artes

O Museu Nacional de Belas Artes é o lugar ideal para quem quer conhecer melhor a história do Brasil. A instituição fica no centro histórico da capital carioca e ocupa um edifício tombado como Patrimônio Histórico pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). 

Seu acervo é amplo e diverso, nele você vai encontrar obras de arte brasileiras dos séculos XIX e XX, coleções de artefatos greco-romanos, peças de arte egípcia, coleções de paleontologia, além de diversas pinturas, gravuras e documentos históricos. 

10. Arcos da Lapa

Quem vai fazer turismo no Rio de Janeiro precisa conhecer os Aquedutos da Lapa, mais conhecido como Arcos da Lapa, inaugurados em 1750 para melhorar o abastecimento de água. Hoje, essas estruturas são um cartão postal da cidade e, por estarem em uma área com muitos bares e restaurantes, também estão relacionadas ao lado boêmio da capital carioca. 

imagem dos arcos da lapa

11. Cristo Redentor

O Cristo Redentor certamente está entre os pontos turísticos mais visitados da cidade. Localizada no Morro do Corcovado e com 30 metros de altura, essa estátua é considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno e um patrimônio da Unesco. 

Leia também: Fim de semana no Rio: explore, descubra e encante-se

12. Maracanã

Se você gosta de futebol, vale a pena visitar o Maracanã, que oferece tours guiados para apresentar todos os detalhes do estádio para os visitantes. Inaugurado em 1950, esse espaço já recebeu jogos da Copa do Mundo, das Olimpíadas, além de diversas apresentações musicais. 

13. Escadaria Selarón

Localizada no bairro de Santa Teresa, a escada Selarón, uma obra concebida pelo artista plástico Chileno Jorge Selarón, que usou azulejos coloridos de diversas partes do mundo para compor esse mosaico em forma de escada, que já serviu de cenário para clipes de artistas renomados, como o grupo U2.

14. Pedra da Gávea

Quem gosta de ficar em contato com a natureza precisa conhecer a Pedra da Gávea, que é o maior monólito à beira mar do mundo, com 800 metros de altitude, já tendo servido, inclusive, como ponto de referência para os navegadores. Para conhecer esse local, o ideal é contratar um guia experiente e providenciar alguns equipamentos de segurança. 

A menos de 8 km da Pedra da Gávea, o Leblon é o lugar perfeito para relaxar depois do passeio. Se hospede no Charlie Top Apart Leblon e aproveite!

15. Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB)

O Centro Cultural do Banco do Brasil ocupa um edifício histórico inaugurado em 1920, que por muitos anos funcionou como sede da instituição bancária. Em 1989, o centro de cultura foi inaugurado e, hoje, é um dos mais famosos do país e já abrigou exposições de artistas renomados, como Tarsila do Amaral e Basquiat.  

16. Floresta da Tijuca

O Parque Nacional da Tijuca, popularmente conhecido como Floresta da Tijuca, é a maior floresta urbana replantada do mundo. Nessa área, é possível encontrar diferentes espécies de plantas, lagos, açudes, mirantes, e também algumas construções antigas. Há várias opções de trilhas pela mata, além de uma boa estrutura para receber os visitantes. 

17. AquaRio

O AquaRio é o maior aquário marinho da América do Sul, ocupando uma área de 26 mil m² e abrigando, aproximadamente, 300 espécies de animais marinhos, que estão distribuídos em 28 tanques. O destaque do espaço é o grande tanque ocênico com visão panorâmica. 

18. Parque Lage

O Parque Lage está localizado no Jardim Botânico aos pés do Corcovado, o local conta com uma área verde de 52 hectares e tem um antigo palacete construído em 1929 aberto ao público. No interior dessa construção, junto a um espelho d’água, funciona o Plage Café, que serve café da manhã e almoço.

19. Real Gabinete Português de Leitura

O Real Gabinete Português de Leitura é o lugar que abriga o maior número de obras lusitanas fora de Portugal, são cerca de 400 mil títulos. O espaço foi inaugurado em 1837 por imigrantes portugueses, que queriam promover a cultura na capital do Império.

Atualmente, o Real Gabinete Português de Leitura figura entre as 50 bibliotecas mais majestosas do mundo, segundo a revista Architecture & Design.

20. Praia de Copacabana 

A Praia de Copacabana é uma das mais famosas da capital carioca. Localizada na zona sul da cidade, essa praia é conhecida por sua areia branca e fina, mar com águas translúcidas e o calçadão com pedras portuguesas pretas e brancas, e pela sua ótima estrutura para receber os turistas.

Além disso, no calçadão da praia, mais especificamente na altura do ponto 6, está instalada a estátua de Carlos Drummond de Andrade, um dos mais importantes poetas brasileiros. 

Gostou de conhecer os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro? Então, aproveite para selecionar as atrações que mais lhe interessam para visitar quando estiver na cidade maravilhosa e confira o nosso artigo: Onde se hospedar no Rio de Janeiro e conheça os bairros mais indicados. 

Veja também: Garanta a melhor hospedagem no Rio de Janeiro com o Charlie!

Conteúdos Similares

Receba a newsletter do Charlie ✉️

Quero receber