Há dezenas de parques em SP para quem gosta de praticar esportes ou simplesmente quer relaxar em meio à natureza, algumas das opções mais famosas são o Parque Ibirapuera, o Jardim Botânico e o Parque Água Branca.
Os grandes centros também abrigam áreas verdes exuberantes e cheias de atrativos, como pistas de caminhada, ciclovias, espaços culturais e áreas de piquenique. Portanto, quem busca lazer ao ar livre precisa conhecer os melhores parques em SP.
Como a capital paulista apresenta uma extensão muito grande, selecionamos espaços em diferentes áreas da cidade, para que você possa curtir a natureza onde estiver. Confira nossas sugestões!
6 melhores parques em SP
Se você quer fugir da agitação da cidade e respirar ar puro, os parques de São Paulo são o refúgio perfeito. Além de áreas verdes, eles oferecem lazer, cultura e atividades para todas as idades. A seguir, conheça seis opções imperdíveis para aproveitar.
1. Parque Ibirapuera
O Parque Ibirapuera é uma das principais áreas verdes de São Paulo. Com 158 hectares, o local se destaca não só devido à sua grande extensão e excelente estrutura, mas também por abrigar diversas espécies nativas da Mata Atlântica e por oferecer várias atrações culturais.
Quem busca um lugar para praticar atividade física ao ar livre precisa conhecer esse parque, que conta com diferentes pistas de caminhada, sendo a mais famosa a Volta do Lago, com 3 km de extensão. Outros espaços que podem interessar quem gosta de esportes são:
- Ciclovia;
- Pista de cooper;
- Academia ao ar livre;
- Campos de futebol (um com grama sintética e outro de terra);
- Quadras de basquete, futsal, vôlei e hóquei;
- Quadra de esportes de raquete;
- Mesas de ping pong.
Além disso, nesse complexo você ainda irá encontrar alguns dos principais museus da cidade de São Paulo, como o Museu de Arte Contemporânea (MAC) e a Oca, projetada por Oscar Niemeyer.
Outras atrações que merecem destaque são o Pavilhão Japonês, que convida o visitante a fazer um mergulho na cultura do Japão, e o Planetário, que tem como objetivo introduzir o universo da astronomia.
Entre uma atração e outra, você pode parar para se alimentar em uma das lanchonetes ou dos quiosques localizados ao longo do espaço, ou até mesmo fazer um piquenique.
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Vila Mariana.
Para aproveitar da melhor forma possível, hospede-se no Charlie NUN Itaim e desfrute de uma estadia confortável.
2. Parque Villa-Lobos
O Parque Villa-Lobos está localizado na região oeste da capital paulista, no bairro de Pinheiros. Com 732 mil m² e mais de 28 mil árvores plantadas, essa também é uma das principais áreas verdes da cidade, combinando natureza, lazer, esporte e cultura.
Este local conta com uma excelente estrutura para receber os visitantes, com uma pista de caminhada e corrida com 2,4 km de extensão e uma ciclovia com 3,5 km. Além disso, o espaço ainda tem quadras esportivas para futebol, basquete, tênis, vôlei e campos society.
Quem estiver procurando um lugar para relaxar pode ir até o parque para praticar ioga, já que o lugar tem um espaço destinado a essa prática.
Já aqueles que gostam de literatura precisam conhecer a biblioteca Villa-Lobos, que tem um acervo muito diversificado. Em algumas ocasiões, a estrutura do local é utilizada para sediar shows e eventos variados.
Endereço: Av. Professor Fonseca Rodrigues, 2001, Alto de Pinheiros.
Conheça o Charlie Girassol Vila Madalena e hospede-se perto do Parque Villa Lobos para poder acessar essa área com mais facilidade.
3. Horto Florestal
Uma excelente opção de parque em SP para quem mora na Zona Norte do município é o Parque Estadual Alberto Löfgren, mais conhecido como Horto Florestal. Aqui, você encontrará plantas nativas da Mata Atlântica, árvores centenárias, lagos e também alguns animais, como tucano-de-bico-verde, gansos e quatis.
O Horto Florestal é o espaço ideal para quem está em busca de tranquilidade. Você pode fazer um piquenique com amigos e familiares e aproveitar o ambiente em boa companhia, ou fazer uma caminhada pelo espaço e ver de perto a vegetação exuberante.
Além disso, o Horto Florestal ainda conta com playground para as crianças, equipamentos de ginástica ao ar livre e quadra poliesportiva.
Endereço: R. do Horto, 931 – Horto Florestal, São Paulo.
Está procurando um lugar com fácil acesso ao Horto Florestal para ficar? Então, conheça o Charlie Nik Perdizes.
4. Jardim Botânico
Para quem busca um verdadeiro refúgio de tranquilidade, o Jardim Botânico é certamente o lugar certo. Com trilhas, jardins temáticos, lagos e estufas, o espaço não só proporciona momentos de sossego em meio ao verde, mas também convida a uma experiência relaxante e inspiradora dentro da cidade.
Entre os espaços de visitação, os que mais se destacam são o Lago das Ninfeias, que abriga diversas ninféias — amarelas e rosas — e tem um dos visuais mais bonitos do lugar, e o Jardim dos Sentidos, que conta com várias plantas aromáticas e com texturas distintas.
Para acessar o Jardim Botânico é necessário comprar ingresso, a entrada inteira custa R$ 39,90 e a meia custa 19,90.
Endereço: Avenida Miguel Estéfano, 3031, Água Funda.
Se você quiser se hospedar perto do Jardim Botânico, considere ficar no Charlie Aeroporto Congonhas.
5. Parque da Água Branca
Quem está em busca de parques para família em SP precisa conhecer o Parque Água Branca, na zona oeste. O local tem 137 mil m² e várias opções culturais e de lazer. Aqui você poderá fazer trilhas no meio de árvores centenárias e ainda ver animais como galinhas e pavões.
A área verde também tem uma biblioteca infantil, com mais de 1.200 livros, um aquário com espécies da fauna brasileira e uma arena de equitação. Além disso, às terças, sábados e domingos, acontece a Feira de Produtos Orgânicos, das 7h às 12h.
Endereço: Av. Francisco Matarazzo, 455, Água Branca.
Hospede-se no Charlie Glass Art Perdizes para ficar bem perto do Parque Água Branca.
6. Parques menos conhecidos, mas cheios de charme
Além dos espaços citados anteriormente, existem outros parques em São Paulo menos conhecidos, mas com muito verde e diversas atrações para os visitantes.
Um deles é o Parque Alfredo Volpi, no Morumbi, que ocupa uma área de 142 mil m² e abriga uma biodiversidade riquíssima, com diferentes espécies de plantas e animais. O local também tem pista de caminhada, playground e área para piquenique.
Outro espaço famoso devido às suas belezas naturais é o Parque Piqueri, no Tatuapé, com um pouco mais de 97 mil m², que conta com pista de caminhada, academia ao ar livre e quadras poliesportivas.
Leia também: 6 parques de diversão para curtir na capital paulista durante as férias
Dicas para aproveitar os parques de São Paulo
Para aproveitar os parques de SP, observe os horários de funcionamento de cada área verde para evitar contratempos. Também é recomendável verificar as regras de cada local, como a permissão para andar de bicicleta ou levar alimentos.
Além disso, é importante verificar se o lugar tem estacionamento próprio ou se há estações de ônibus ou de metrô por perto.
Lembre-se também de passar protetor solar antes de sair, já que esses locais são ao ar livre. Tente levar uma garrafa de água para se hidratar ao longo do passeio, e um chapéu, caso o dia esteja muito ensolarado.
Quem quiser ir para correr ou relaxar, deve considerar visitas no período da manhã, quando há menos movimento.
Gostou de conhecer as melhores áreas verdes de São Paulo? Então, comece a planejar a sua ida para um desses espaços e conte com o Stay Charlie para encontrar uma hospedagem perto de parques em SP.