o que fazer em porto alegre
Parque Redenção em Porto Alegre
/

Guia completo de Porto Alegre: o que fazer, quando ir e onde se hospedar

Start

Não é segredo que o Brasil tem vocação natural para o turismo. Do Oiapoque ao Chuí, o vasto território nacional é abundante em atrativos, com belezas naturais inigualáveis, culturas ricas e tão diversas quanto nosso povo, vida cosmopolita intensa e refúgios rurais preciosos.

A capital do Rio Grande do Sul é um dos locais que movimentam o turismo nacional. De acordo com o Ministério do Turismo, Porto Alegre está entre os Top 25 destinos brasileiros que mais se destacaram nas listas de tendências para o pós-pandemia, tanto no mercado nacional quanto no internacional.

Quer saber o que fazer em Porto Alegre e entender por que a cidade é um destino tão atraente? Vem com a gente!

Quais os principais pontos turísticos de Porto Alegre?

Não é por acaso que a Revista de Tendências do Turismo – publicação oficial do MTur, que realizou um panorama das projeções para a atividade turística ao longo de 2022 – elencou Porto Alegre entre as principais tendências de destino.

Com excelente rede de serviços e infraestrutura urbana de qualidade, POA se destaca nos setores de turismo de experiência, gastronômico e de negócios, proporcionando aos visitantes o dinamismo de uma cidade cosmopolita combinado ao encantamento das belezas naturais de uma cidade brasileira.

A seguir, listamos seus principais pontos turísticos, para você não ter dúvidas sobre o que fazer em Porto Alegre!

Centro Histórico de Porto Alegre

Localizado às margens do Lago Guaíba e considerado uma referência cultural da cidade, o Centro Histórico impressiona por sua arquitetura e reúne boa parte das principais atrações turísticas de POA. Dentre elas, se destacam:

Mercado Público

Inaugurado em 1869, o Mercado Público de POA proporciona uma verdadeira imersão na cultura gaúcha. São mais de 100 lojas e bancas que vendem produtos tradicionais do Rio Grande do Sul, como cuias, diferentes tipos de erva-mate, charque e outras iguarias. Também é possível encontrar os famosos souvenirs e boas opções de culinária local. Localizado em frente à prefeitura, o Mercado recebe mais de 100 mil visitantes diariamente!

Praça da Alfândega

Sem dúvidas um dos mais importantes pontos turísticos de Porto Alegre, a praça sedia a Feira do Livro de Porto Alegre, considerada um dos maiores eventos literários da América Latina. A Praça da Alfândega também reúne diversos monumentos de poetas gaúchos e prédios históricos, além de abrigar 3 museus indispensáveis: Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), Farol Santander Porto Alegre e o Memorial do Rio Grande do Sul.

Casa de Cultura Mario Quintana

Inaugurado em 1933, o prédio histórico era o tradicional Hotel Majestic, que recebia hóspedes ilustres – dentre eles, o poeta Mario Quintana, que viveu no hotel por mais de 20 anos. Em 1982, o governo do Estado adquiriu o imóvel e, em 1983, o prédio foi declarado patrimônio histórico, tendo início, a partir de então, sua transformação em espaço cultural. Em 25 de setembro de 1990, a Casa de Cultura Mario Quintana é oficialmente inaugurada e, atualmente, dispõe de 3 galerias, 3 bibliotecas, 2 teatros, 3 cinematecas, jardins, memoriais, auditório, discoteca, entre outros espaços, sendo considerada um dos maiores e mais bem aparelhados centros culturais do Brasil.

Orla do Guaíba

Considerado o maior ponto turístico da capital gaúcha, a Orla do Guaíba (conhecida como Gasômetro) passou por uma longa revitalização e hoje proporciona diversas atividades de lazer ao longo de 1,3 km de extensão. O pôr do sol é imperdível, não deixe de aproveitar!

Caminhos Rurais

Você sabia que Porto Alegre é a segunda capital brasileira com a maior área rural? Com uma bela e vasta extensão, que corresponde a 30% dos 47 mil hectares da cidade, a zona rural abrange 11 bairros, onde estão localizadas as propriedades que compõem os Caminhos Rurais de Porto Alegre. Os roteiros oferecem passeios pelas grandes estâncias do século XIX, que hoje são ocupadas por pequenas propriedades de agricultura familiar, adornadas por parreiras e pomares de ameixas e pêssegos. Também é possível desfrutar da gastronomia típica da região, pois as propriedades apresentam expressiva produção de alimentos e vinhos, preservando os modos tradicionais de vida e a vocação agrícola do local. 

Parque Farroupilha

Também conhecido como Redenção, o Parque é uma incrível área verde localizada no coração da cidade. Dispondo de minizoológico, 38 monumentos, recanto solar, quadras de futebol e de bocha, espaço para atividades de ginástica, pista de bike e parque de diversão infantil, o Parque Farroupilha é uma indispensável dica do que fazer em Porto Alegre. Aos domingos, acontece o Brique da Redenção, uma famosa feira de antiguidades.

Fundação Iberê Camargo

Com um acervo de mais de 4 mil obras, a Fundação Iberê é um referencial arquitetônico internacional projetado pelo arquiteto português Álvaro Siza, um dos mais relevantes da contemporaneidade. Com mais de 8 mil m² e cercada por mata nativa, a construção possui salas expositivas, átrio, reserva técnica, centro de documentação e pesquisa, ateliê de gravura, ateliê do programa educativo, auditório, loja, cafeteria, estacionamento e parque ambiental projetado pela Fundação Gaia.

Qual a melhor época para viajar para Porto Alegre?

A localização ao Sul do país proporciona à cidade um clima temperado, com características subtropicais úmidas e estações bem definidas. Repleta de belíssimas paisagens naturais e intensa vida cultural, não falta o que fazer em Porto Alegre e há opções para o ano inteiro.

Para quem quer desfrutar do friozinho de um inverno característico, com temperaturas abaixo da média nacional, saboreando um bom vinho e as variadas opções gastronômicas, certamente os meses de junho a agosto são excelentes.

Durante a primavera, seus jardins são tomados por jacarandás floridos, trazendo à tona toda beleza natural da cidade – entretanto, setembro é o mês mais chuvoso de POA.

Já o outono proporciona temperaturas equilibradas, com dias amenos, noites frescas e poucas chuvas – por isso, é considerada a melhor estação para a realização de atividades turísticas.

Onde se hospedar quando viajar para Porto Alegre?

Se você busca uma hospedagem inteligente em apartamentos mobiliados e equipados, prontos para te receber com o conforto, a liberdade e o aconchego de casa, e ainda com serviços sob demanda, como limpeza profissional e troca de enxoval, o Charlie é para você. Oferecendo uma experiência de estadia e serviços sob demanda para curta, média e longa duração, Charlie Porto Alegre possui apartamentos incríveis ao alcance de um clique.

Com apartamentos que dispõem de facilidades como wi-fi, ar-condicionado, academia, bicicletário, estacionamento, piscina, smart TV com streaming, espaço gourmet e serviços de limpeza e lavanderia, o Charlie Porto Alegre tem opções em Mont’Serrat, Auxiliadora, Menino Deus e no Centro Histórico, bairros nobres da capital gaúcha.

O Charlie conta ainda com atendimento online 24h e self check-in, com acesso inteligente aos apartamentos com fechadura eletrônica, para quem quer fugir das filas nos lobbies dos hotéis na hora do check-in.

Quer ter todas as comodidades para o seu dia a dia e ficar em uma região privilegiada da cidade? Clique aqui e se hospede conosco!