tipos de negócios lucrativos

3 tipos de negócios lucrativos para você investir

Start

Existem muitos tipos de negócios lucrativos e, certamente, o mercado imobiliário dispõe de opções atraentes e adequadas ao seu perfil de investidor.

Seja por meio de compra e venda, aluguel para gerar renda passiva, construção e desenvolvimento, investimento em fundos imobiliários ou administração de propriedades, é possível alcançar certa estabilidade e uma margem de lucro bastante proveitosa, a depender do negócio escolhido, porque, além de um leque de oportunidades, o setor também proporciona rendimentos consistentes e significativa segurança aos ativos.

Se você deseja investir no mercado imobiliário, mas ainda está em dúvida sobre os tipos de negócios lucrativos que o setor oferece, confira as três opções que o Charlie separou para você!

Saiba como lucrar no mercado imobiliário

O mercado imobiliário proporciona variados tipos de negócios lucrativos para os investidores. É possível comprar imóveis para rentabilizar, alugando o bem para gerar renda passiva; comprar imóveis para revender, visando vendê-lo por um valor mais alto; investir em ações ou cotas de fundos imobiliários e diversas outras modalidades que também valem a atenção.

Enquanto as opções de compra, revenda e/ou locação oferecem estabilidade e retornos a longo prazo, as ações e os fundos imobiliários proporcionam retornos mais rápidos, porém também oferecem maiores riscos e devem contar com gestão profissional para que a volatilidade seja controlada.

Assim, seja qual for a opção escolhida, é fundamental que o investidor estude profundamente todos os tipos de negócios lucrativos, os cenários pertinentes e suas variáveis, buscando informações confiáveis sobre cada investimento, suas potencialidades e riscos envolvidos.

E por falar em cenários, o mercado imobiliário vive um momento extremamente favorável, com perspectivas convidativas para os investidores.

Enquanto o preço de venda dos imóveis residenciais subiu 6,16% em 2022 e teve a maior alta desde 2014 (6,70%), segundo dados divulgados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe); os aluguéis registraram aumento de 8,25%, segundo o Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (Ivar), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV).

Ficou animado com o panorama do setor? Então, confira as nossas dicas para você lucrar no mercado imobiliário, sem abrir mão de segurança e estabilidade:

• Conheça o mercado e estude tanto o cenário do mercado imobiliário local quanto o do exterior, incluindo tendências de preços, áreas com demanda e regulamentação.

• Faça negócios com bons parceiros e construa relações baseadas em respeito e confiança. Afinal, trabalhar com corretores imobiliários, construtores e outros profissionais íntegros pode ajudar a encontrar boas oportunidades de investimento.

• Investir em áreas com potencial de valorização é uma escolha acertada. Priorize áreas que possam se valorizar no futuro, como locais com boa infraestrutura, próximos a transporte público e com bom acesso a escolas e serviços.

• Faça uma boa gestão financeira e mantenha as economias organizadas, garantindo que haja dinheiro suficiente para cobrir despesas imprevistas.

• Tenha foco em ganhos a longo prazo: lembre-se de que o mercado imobiliário não produz retornos imediatos, então é importante ter paciência e não se desesperar com flutuações de curto prazo.

• Diversifique seus investimentos, sobretudo a carteira imobiliária. Isso pode ajudar a minimizar riscos e aumentar as chances de sucesso.

Agora que você já descobriu as melhores práticas para fazer negócios mais lucrativos, saiba as três opções de investimento que o Charlie separou para você!

Tipos de negócios lucrativos: conheça três opções de investimento

Para ajudá-lo a entrar no mercado imobiliário com o pé direito, o Charlie traz três tipos de negócios lucrativos que trarão ótimos retornos aos seus investimentos. Confira! 

Compra e venda

A compra e venda de imóveis é um dos negócios mais lucrativos do setor imobiliário. O objetivo é comprar propriedades a preços baixos e vendê-las a preços mais altos, geralmente após a realização de melhorias e reformas. No entanto, é importante realizar o acompanhamento periódico do mercado, para saber como está o fluxo de vendas. Para fazer compras vantajosas, fique de olho em leilões, imóveis em execução fiscal, imóveis em más condições que possam ser renovados e vendidos por um preço mais alto. Após a aquisição, invista em reformas, remodelações, pintura e paisagismo. Essas melhorias vão aumentar o valor do imóvel e torná-lo mais atraente para os compradores.

Aluguel de veraneio

A locação de veraneio está entre os tipos de negócios lucrativos do mercado imobiliário e consiste em alugar uma propriedade, geralmente uma casa de praia ou de campo, durante a temporada de verão. Essa é uma excelente forma de rentabilizar um bem, uma vez que os proprietários podem cobrar aluguéis mais altos durante a alta temporada, quando a demanda por  imóveis para locação é maior. Entretanto, é importante estar atento aos efeitos da sazonalidade.

Apartamentos Charlie

O Charlie é uma startup especializada em gestão de locação residencial que administra os imóveis de maneira totalmente inovadora para estadias de curta ou longa temporada. Com o propósito de reimaginar a hospitalidade e operar como um prestador de serviços para investidores imobiliários, o Charlie está sempre de olho nas demandas do mercado consumidor e nas transformações incentivadas pelas proptechs.

Proporcionando uma relação ganha-ganha para toda a cadeia envolvida, o Charlie garante alta rentabilidade aos proprietários, a partir de um estudo completo sobre cada empreendimento sob nossa gestão. Esse estudo é desenvolvido para identificar o porcentual de retorno do investimento, tendo a localização e o padrão do prédio como parâmetros para definir o potencial de ganho.

Assim, são analisadas três métricas principais – mercado hoteleiro da região, mercado de Airbnb (short stay) e mercado de locação tradicional (long stay) – para entender se existe um crescimento na oferta de unidades compactas na região; se, mesmo com o aumento da oferta, a demanda acompanha esse movimento; e se ainda existe uma crescente nos valores cobrados.

Em seguida, realizamos uma triagem de unidades – com os preços cobrados e o porcentual de ocupação – e o cálculo médio de tarifas para entender o valor de venda da região, gerando um compilado de cenários que possibilitam a estimativa do potencial de ganho.

Para calcular a precificação do apartamento, o Charlie utiliza tecnologia de ponta: um sistema inteligente, com algoritmo próprio, que se ajusta conforme a oferta e a demanda, rentabilizando a locação e cobrando o valor certo, na hora certa. Assim, as diárias e mensalidades também consideram a localização, a estrutura do prédio e o design dos imóveis.

Com uma equipe focada em manter o ativo impecável e rentável, o Charlie maximizará a receita dos nossos clientes. Aos proprietários investidores, é disponibilizado um relatório que informa todos os detalhes das unidades, com resultados, informações de históricos e previsão de ocupação. E, para garantir a cobertura de todo o processo, o Charlie ainda realiza o anúncio dos imóveis nas principais plataformas online.

No Charlie, a rentabilidade é garantida, afinal, somos referência no ramo imobiliário. Em 2022 nos consolidamos em posição de liderança na modalidade short stay e estamos entre os principais serviços de moradia por assinatura para long stay.

Com o sistema all inclusive, o proprietário paga ao Charlie apenas o valor da taxa de administração de imóveis, na qual estão incluídos todos os serviços prestados – como preparação da unidade (reformas, decoração e organização geral), manutenção periódica e gestão imobiliária.

Quer fazer negócios mais lucrativos no mercado imobiliário? Clique aqui e traga seu imóvel para o Charlie.