Hoje, a procura por aluguel aumentou muito – e isso aconteceu por vários benefícios que esse tipo de moradia pode proporcionar.
Mas, como nem tudo são flores, é preciso ter muita cautela ao escolher o imóvel e comprometer-se com um contrato de locação que pode durar anos. Reunimos algumas dicas imperdíveis para que você não tenha dores de cabeça após alugar o imóvel. Confira!
O que devo observar ao escolher um imóvel?
A escolha do imóvel certo é uma decisão muito importante. Para que as lembranças sejam apenas boas, alguns cuidados são mais do que necessários – até porque, essa é a hora de dar um grande passo, e não de tropeçar.
Imagine que situação complicada seria assinar um contrato e depois se arrepender? Alguns pontos como localização, flexibilidade na hora de contratar, acessibilidade, lazer, iluminação e, principalmente, os valores devem ser analisados com calma.
Como já falamos, essa tarefa não é nada simples! Porém, o Charlie vai ajudá-lo nessa! Veja a seguir o minitutorial que preparamos para você, com todos os passos que devem ser seguidos:
Imóvel bem localizado
Um imóvel bem localizado é absolutamente relativo. O que vai determinar a boa localização do imóvel são as suas necessidades. É perto do trabalho? Da faculdade? Ou mesmo de uma estação de metrô? Certifique-se de ter nas proximidades lugares para suprir as suas necessidades básicas.
Lugares como supermercados, padarias, farmácias e até mesmo uma academia podem fazer toda a diferença em um bairro. A localização do imóvel vai refletir diretamente na sua qualidade de vida, podendo aumentar ou diminuir o tempo que se passa no trânsito, por exemplo.
Flexibilidade na contratação
Imobiliárias podem ser sinônimo de burocracia. Quem já passou por esse processo sabe que não é nada fácil lidar com corretores, contratos imensos e tantas outras etapas superestressantes.
Já hoje, é possível alugar um apartamento em poucas horas – e apenas pelo celular! Esqueça fiador, contrato com letras pequenas e cláusulas confusas. A flexibilidade na contratação chegou com tudo, e para ficar.
No Charlie, por exemplo, você pode escolher o local que deseja alugar e o tempo desejado. Assim, não precisa ficar “preso” ao imóvel só porque tem um contrato estabelecendo a duração do aluguel.
Esse tipo de comodidade tem feito sucesso em tempos como os que estamos passando agora, em que o trabalho híbrido e o home office possibilitaram que as pessoas se mudem com mais recorrência .
Fácil acesso à mobilidade
As condições para que a gente consiga se mover pela cidade são tão importantes quanto o imóvel em si.
Corredores de ônibus, sistema de transporte público, vias de acesso e a disposição dos bairros em relação a pontos importantes da cidade, como hospitais, por exemplo, são parte dessas condições.
Vivemos em um período no qual os indivíduos ganharam perspectiva e começaram a repensar a forma como gastamos o nosso tempo, e a mobilidade entra aqui – ninguém quer mais gastar horas e horas se deslocando para tarefas “básicas”.
Opções de cultura e lazer
Um dos fatores mais “esquecidos” na hora de escolher um imóvel para alugar são as opções de cultura e lazer. Porém, depois que você está morando em um lugar sem fácil acesso a praças, cinemas, parques, teatros ou qualquer outro estabelecimento de lazer, o arrependimento de não ter pensado nisso antes vai chegar.
O lazer é uma ferramenta de desenvolvimento social e pessoal, por isso é tão importante. Morar em uma região onde há acesso a opções de cultura e lazer está intimamente relacionado à qualidade de vida. Então fique de olho nos arredores e repare até mesmo nos barzinhos!
Iluminação e ventilação
A iluminação e a ventilação dos ambientes em que estamos afeta nosso comportamento, humor, saúde física e mental. Ou seja, um lugar com má iluminação e sem ventilação pode acarretar vários problemas de saúde.
Com a alta do home office, escolher um imóvel bem iluminado e ventilado reflete até na nossa produtividade.
Valores e condições de pagamento
Até aqui trouxemos vários pontos a serem observados no imóvel e seus arredores, mas agora vale falar sobre algo que muitas vezes pode complicar tudo o que você planejava: valores e condições de pagamento.
É importante observar, além do aluguel, o que você vai precisar desembolsar em cada contrato – o que pode tornar o preço da moradia bem imprevisível. Algumas vezes, o preço do condomínio, por exemplo, acaba sendo maior do que o próprio aluguel.
Para que isso não aconteça, conheça o Charlie e veja como tornar todos esses processos mais simples.
Conheça o Charlie e veja os seus benefícios
Já pensou se houvesse alguém que fizesse a parte “chata” de procurar um imóvel para alugar e, ainda assim, entregasse as melhores opções para você escolher? Pois é, isso não é mais um sonho.
O preço é cobrado conforme o tempo que você precisa ficar no imóvel – e ainda inclui vários serviços como Wi-Fi, amenities incríveis, cama impecável com enxoval de hotel, cozinha completa e ainda a possibilidade de contratar serviços extras sob demanda, com limpeza e a troca do enxoval.
Aqui no Charlie contamos com uma equipe incrível, focada a cada dia em oferecer facilidade e conforto para os nossos clientes. Pode deixar, nós cuidamos de tudo para você! Conheça mais aqui.