Um bairro bem localizado, com ótimos restaurantes e vários lugares para visitar. As dicas de passeios em Pinheiros são diversificadas e valem para pessoas de todos os perfis. Saiba o que fazer em Pinheiros e aproveite o melhor que o lugar da Zona Oeste de SP tem a oferecer!
A Zona Oeste de São Paulo tem muitos bairros que vale a pena conhecer. Se você quer saber o que fazer em Pinheiros, tenha certeza de que as possibilidades são bastante variadas — e há desde opções gastronômicas até locais ao ar livre e lugares para comprar os melhores produtos.
Por isso, é o lugar ideal para quem quer se hospedar ou morar na capital paulista. Afinal, além de ter vários atrativos, também fica próximo de outros locais interessantes, como a Vila Madalena com o Beco do Batman.
Então, que tal ver os melhores lugares para visitar em Pinheiros? Confira algumas dicas para aproveitar as melhores opções nesse bairro paulistano.
O que tem no bairro Pinheiros?
O bairro Pinheiros tem muitos atrativos, que abrangem opções de cultura, lazer e gastronomia. Alguns lugares imperdíveis são:
- Praça do Pôr do Sol;
- Instituto Tomie Ohtake;
- Mercado de Pinheiros;
- Shoping Eldorado;
- Sesc Pinheiros;
- Parque Villa-Lobos;
- Clube Hebraica;
- Clube Pinheiros;
- Universidade de São Paulo (USP).
Pinheiros é um bairro da Zona Oeste de São Paulo e fica perto do Itaim Bibi, da Vila Madalena e do Jardim Paulistano. Também está nas imediações das avenidas Brigadeiro Faria Lima e Rebouças, o que faz a localização dessa área ser bem privilegiada.
Para se locomover, você também tem a Estação Pinheiros, que oferece acesso a outras regiões da cidade. O nível de segurança do bairro é um dos melhores da capital paulista, especialmente por contar com monitoramento por câmeras.
Além disso, a qualidade de vida é alta devido às áreas verdes bem cuidadas e às ruas arborizadas. Tanto é que seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,960, considerado muito alto. Portanto, é uma área que vale a pena conhecer e aproveitar.
Leia também: Como é morar em Pinheiros? Descubra as vantagens e o estilo de vida do bairro
Feiras, mercados e programas ao ar livre
Uma das dicas de passeios em Pinheiros é aproveitar o que as ruas oferecem. É isso mesmo. Com praças e parques, o bairro tem muitas feiras, mercados e outros tipos de programas ao ar livre.
Para começar, vá à Praça Benedito Calixto, que tem uma feira de antiguidades e artesanato todos os sábados, além de gastronomia e música ao vivo no período da tarde. Aos domingos, você compra alimentos orgânicos e pode participar do evento Panela na Rua, com pratos elaborados, comidas veganas, sanduíches gourmet e bebidas artesanais.
Outro lugar imperdível é o Parque Villa-Lobos, um dos maiores da capital. Com mais de 700 mil m², você encontra quadras poliesportivas, pistas de caminhada e corrida, playground, pista de skate, ciclovias e muita grama para fazer piquenique. Ainda é possível aproveitar o orquidário e a biblioteca do local.
Você também pode aproveitar o Mercado de Pinheiros, um mercado público com várias lojas de vinhos, queijos, cervejas e doces. No local, você pode confraternizar com os amigos e curtir o happy hour, além de fazer compras.
Agora, se você quer aproveitar para ver um belo espetáculo da natureza, vá à Praça do Pôr do Sol. É o melhor ponto de São Paulo para admirar essa beleza e é bastante frequentado.
Por fim, aproveite o Parque do Povo, que tem espaço para caminhadas e skate, além do Jardim Sensitivo, que permite que pessoas com deficiência sintam texturas e aromas de várias plantas, como alcachofra, hortelã e pimenta-do-reino.
Leia também: 5 dicas imperdíveis para curtir parques e a natureza em São Paulo
Espaços culturais e arte urbana
Se você quer saber o que fazer em Pinheiros no quesito cultura, os passeios também são diversificados. A primeira parada é o Instituto Tomie Ohtake, que traz exposições de arte contemporânea de artistas nacionais e internacionais. Você também pode participar da programação do local, que oferece debates, palestras, oficinas e cursos.
Para quem gosta de teatro, o espaço Paulo Autran é ideal. O local apresenta várias peças, além de espetáculos de música, dança e performances variadas. Você pode ver toda a programação no local, que fica dentro do Sesc Pinheiros.
Aliás, a próxima parada é justamente o Sesc. O lugar reúna exposições, shows, oficinas, esportes e aulas, tudo a preço acessível. A programação é ampla e você pode conferir toda a programação no site para aproveitar tudo o que o lugar oferece.
Já para ver obras de arte, a Galeria Fortes D’Aloia & Gabriel é outra boa opção. Tem vários artistas nacionais reconhecidos, como Beatriz Milhazes, Adriana Varejão e Ernesto Neto. Ainda reúne exposições de diferentes estilos, das clássicas às contemporâneas.
Também tem a Galeria Millan, com obras de fotógrafos como Miguel Rio Branco e Bob Wolfenson e artistas como Dudi Maia Rosa e Tunga. Vale a pena ver as exposições!
Por outro lado, se você gosta de música, a Casa Natura Musical traz shows de vários nomes, tanto em ascensão quanto já reconhecidos. Já os amantes da sétima arte têm o CineSala, um dos cinemas de rua ainda existentes no Brasil. Com vários títulos, é um ótimo lugar para quem quer ver filmes que saem da ideia de Hollywood.
A Escadaria das Bailarinas também não pode ficar de fora. Assim como o Beco do Batman, que fica pertinho dali, é totalmente instagramável e é um grafite de Eduardo Kobra, reconhecido no mundo todo. Não perca!
A última dica do que fazer em Pinheiros é visitar a Biblioteca Alceu Amoroso Lima, que valoriza a poesia. Nas paredes, você vê versos de Gregório de Matos, Olavo Bilac e Castro Alves. Você também pode integrar uma roda de leitura a cada 15 dias e vários shows, oficinas e cursos.
Leia também: Roteiro cultural em São Paulo: conheça os principais espaços de arte e história
Compras e shoppings
Entre os lugares para visitar em Pinheiros, é claro que existem shoppings e outros locais de compras. Uma opção é a Rua Teodoro Sampaio, com várias lojas de decoração, móveis, instrumentos musicais e eletrônicos.
No bairro, você também encontra lojas de moda urbana sustentável, design, óculos e acessórios etc. Também tem os shoppings. O Eldorado tem vários eventos de marcas famosas, grande variedade de estabelecimentos e até exposições temporárias em seu estacionamento. No rooftop, você encontra um espaço pet.
Já o Shopping Villa-Lobos tem um teatro de mesmo nome, além de várias lojas, restaurantes e locais que vendem doces e lances.
Restaurantes imperdíveis
Se você está em busca dos melhores restaurantes em Pinheiros, saiba que o bairro reúne algumas das experiências gastronômicas mais incríveis de São Paulo. Pinheiros é referência quando se trata de qualidade e variedade de estabelecimentos — por isso, não faltam opções para todos os gostos.
Por exemplo, que tal comer um hambúrguer incrível no Joakins? Ou saborear as pizzas da Bráz Pizzaria? Também tem a culinária asiática do Tan Tan Noodle Bar, as cervejas da Cervejaria Nacional e os doces da Casa Mathilde.
Para pratos reconfortantes, vá ao Lar Madalena. Por outro lado, a culinária grega está presente no Kouzina. E não deixe uma boa comida italiana de lado, afinal, o Bosco também está no bairro.
Por fim, também tem o Arturito, da chef Paola Carosella. O foco são os pratos modernos e simples, com um toque a mais de sabor e sofisticação. Portanto, está claro que o que não falta em Pinheiros é a variedade de estilos na gastronomia!
Bares e rooftops para curtir à noite ou o happy hour
Quer curtir o final da tarde ou a noite? Também tem o que fazer em Pinheiros se esse é o seu objetivo. O bairro tem muitos bares e rooftops modernos, com música, petiscos e drinques deliciosos para você aproveitar e curtir com a galera!
Um dos lugares que você precisa ir é a Rua dos Pinheiros, que tem muitos restaurantes e bares conhecidos na cidade. A Rua Guaicuí também é uma parada obrigatória. Desde 2015, o lugar tem bares a céu aberto com drinques incríveis, cervejas, vinhos, sanduíches de falafel, ceviches e muito mais.
Não esqueça, ainda, do Largo da Batata. O espaço tem várias intervenções artísticas e é rodeado de bares, sem contar na ótima localização. Por isso, é o lugar perfeito para dar aquela paradinha depois do trabalho e antes de ir para casa.
Já em relação aos rooftops, também tem algumas opções. Uma delas é a Fábrica de Dengo, que fica na Faria Lima e tem drinques com ingredientes brasileiros. Você pode sentar ao ar livre e curtir a paisagem do Instituto Tomie Ohtake.
Aproveite tudo o que Pinheiros tem a oferecer com a comodidade do Charlie
Com todas essas dicas de passeios em Pinheiros, está na hora de curtir o bairro, concorda? Com o Charlie, você pode morar ou se hospedar na região e aproveitar todos os programas ao ar livre, culturais, de compras e gastronômicos.
Tudo com o máximo conforto e praticidade que as acomodações Charlie oferecem, como fast wi-fi, amenities incríveis, self check-in, cama impecável, enxoval de hotel, limpeza profissional, atendimento online 24 horas e cozinha completa.
Veja as unidades Charlie em Pinheiros:
- Charlie Nik Pinheiros;
- Charlie Contemporâneo Jardins Essential;
- Charlie Jockey Pinheiros;
- Charlie Alves Guimarães Pinheiros;
- Charlie Cobogó Pinheiros;
- Charlie Houx Pinheiros;
- Charlie Oscar Freire;
- Charlie Rua dos Pinheiros;
- Charlie Wide Pinheiros;
- Smart Charlie Mobi Pinheiros.
Assim, você pode ficar nos melhores apartamentos do bairro e perto de todas as atrações. Afinal, existem muitos atrativos e saber o que fazer em Pinheiros é o primeiro passo para curtir uma das melhores áreas da capital paulista!
Então, o que acha de encontrar o lugar certo para você se hospedar ou morar? Acesse o site do Charlie, confira todas as nossas instalações e faça a sua reserva!