ramo imobiliário

Tudo que você precisa saber antes de investir no ramo imobiliário

Start

Se você acompanha o nosso blog, certamente já percebeu que o Charlie faz questão de trazer notícias fresquinhas sobre o mercado imobiliário.

Em razão da segurança proporcionada pelos ativos e os sólidos rendimentos gerados, o setor atrai a curiosidade de investidores de variados perfis.

Sejam experientes ou iniciantes, aqueles que decidem apostar no ramo imobiliário encontram muitas possibilidades de investimento e rentabilidade.

Se você deseja iniciar essa jornada e está se perguntando como investir no ramo imobiliário, confira os tópicos a seguir!

Conheça o cenário atual do mercado

O ano de 2022 se encerrou de forma extremamente positiva para o ramo imobiliário. Com valorização tanto para locações quanto para vendas, a consolidação dos bons resultados é esperada para 2023.

O cenário positivo é explicado por fatores variados, como o retorno às grandes cidades, propiciado pelo avanço da vacinação e o estágio controlado da pandemia de covid-19, a volta ao trabalho presencial e o acúmulo da inflação.

Segundo o Índice Geral do Mercado Imobiliário Residencial (IGMI-R/Abecip), a alta no preço dos imóveis ficou em 15,28%, correspondendo a quase três vezes o valor do IPCA acumulado, que atingiu a marca de 5,79%, de janeiro a dezembro de 2022.

Já para os aluguéis, o Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (Ivar), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), registrou alta de 8,25%.

Quando analisadas individualmente, as grandes capitais também apresentam resultados expressivos. Em 2022, os aluguéis subiram 11,31% em Belo Horizonte; 8,34% no Rio de Janeiro; 7,80% em São Paulo; e 7,15% em Porto Alegre.

A expectativa para 2023 é de estabilização a longo prazo para o ramo imobiliário, com perspectivas favoráveis para as negociações.

Entenda como começar a investir no ramo imobiliário

Existem diversas maneiras de começar a investir no mercado imobiliário, tais como pela compra de imóveis para rentabilizar, alugando o bem para gerar renda passiva; pela compra de imóveis para revenda, com o objetivo de vendê-lo por um valor mais alto; por meio de ações ou cotas de fundos imobiliários; e por meio de empreendimentos imobiliários como condomínios, shoppings, etc.

Enquanto as opções de compra, revenda e/ou locação oferecem estabilidade e retornos a longo prazo, as ações proporcionam retornos mais rápidos, porém também oferecem maiores riscos. Já os fundos imobiliários devem contar com gestão profissional e podem ter riscos controlados, pois são compostos por carteiras de ativos diversificados.

Assim, seja qual for a opção escolhida, é fundamental que o investidor estude profundamente todos os cenários e suas variáveis, buscando informações confiáveis sobre cada investimento, suas potencialidades e riscos envolvidos.

Quer começar com o pé direito? Invista no Charlie!

O Charlie é uma startup especializada em gestão de locação residencial que administra os imóveis de maneira totalmente inovadora. Com o propósito de reimaginar a hospitalidade e operar como um prestador de serviços para investidores imobiliários, o Charlie está sempre de olho nas demandas do mercado consumidor e nas transformações incentivadas pelas proptechs,

Proporcionando uma relação ganha-ganha para toda a cadeia envolvida, o Charlie potencializa a venda de imóveis das incorporadoras, garante alta rentabilidade aos proprietários e proporciona experiências memoráveis de hospedagem e moradia.

E por falar em rentabilidade, o Charlie realiza um estudo completo sobre cada empreendimento sob nossa gestão para identificar o percentual de retorno do investimento, tendo a localização e o padrão do prédio como parâmetros para definir o potencial de ganho.

Assim, são analisadas três métricas principais – mercado hoteleiro da região, mercado de Airbnb (short stay) e mercado de locação tradicional (long stay) – para entender se existe um crescimento na oferta de unidades compactas na região; se, mesmo com o aumento da oferta, a demanda acompanha esse movimento; e se ainda existe uma crescente nos valores cobrados.

Em seguida, realizamos uma triagem de unidades – com os preços cobrados e o percentual de ocupação – e o cálculo médio de tarifas para entender o valor de venda da região, gerando um compilado de cenários que possibilita a estimativa do potencial de ganho.

Para calcular a precificação do apartamento, o Charlie utiliza tecnologia de ponta: um sistema inteligente, com algoritmo próprio, que se ajusta conforme a oferta e a demanda, rentabilizando a locação e cobrando o valor certo, na hora certa. Assim, as diárias e mensalidades também consideram a localização, a estrutura do prédio e o design dos imóveis.

Com uma equipe focada em manter o ativo impecável e rentável, o Charlie busca maximizar a receita dos nossos clientes. Aos proprietários investidores, é disponibilizado um relatório que informa todos os detalhes das unidades, com resultados, informações de históricos e previsão de ocupação. E, para garantir a cobertura de todo o processo, o Charlie ainda realiza o anúncio dos imóveis nas principais plataformas online.

No Charlie, a rentabilidade é garantida, afinal, somos referência no ramo imobiliário. Em 2022 nos consolidamos em posição de liderança na modalidade short stay e estamos entre os principais serviços de moradia por assinatura para long stay.

Com o sistema all inclusive, o proprietário paga ao Charlie apenas o valor da taxa de administração de imóveis, na qual estão incluídos todos os serviços prestados – como preparação da unidade (gestão da reforma, projeto de decoração e organização geral), manutenção periódica e gestão imobiliária.

Inicie sua jornada no ramo imobiliário com segurança e retornos garantidos. Clique aqui e saiba como se tornar um proprietário Charlie!